Segunda etapa de vacinação contra gripe é iniciada em São Roque, confira o cronograma

Esta quarta-feira (02) de maio marca o início da segunda etapa da 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza – o vírus da gripe. Até o dia 1º de junho, devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Pessoas com doenças crônicas (como o diabetes) e outras condições clínicas especiais também devem receber a vacina. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no posto de saúde. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS)devem procurar os postos de saúde em que estão registrados para ganhar a dose, sem a necessidade de receita.

Cabe destacar que o resto da população também se beneficiaria da vacina. Mas aí é necessário pagar pela dose na rede privada – o valor fica entre R$ 100 e 200 reais.

Em São Roque Todos os postos de saúde atenderão de segunda a sexta-feira, das 7h às 16 horas.  Para tomar a vacina, deve-se levar a carteira de vacinação e RG. No caso de profissionais e doentes crônicos, é importante apresentar documentação que comprove essa condição.

Por recomendação do Ministério da Saúde e Secretaria do Estado da Saúde, e atendendo o calendário de distribuição das doses, a vacinação não está sendo disponibilizada para todos de uma só vez.

Cronograma de vacinação

A partir de 02 de maio: crianças (entre seis meses e quatro anos e 11 meses), gestantes e puérperas – mulheres que deram à luz até 45 dias.

A partir de 09 de maio: portadores de comorbidades – pessoa com duas ou mais doenças em simultâneo e professores.

No dia 12 de maio, acontecerá o “Dia D” de mobilização contra a Gripe, em todas as unidades municipais de saúde, das 8h às 17h.

Região
As UBS de Mairinque ficarão abertas das 7h às 16h. Já em Ibiúna a vacinação acontece das 9h às 15h. Em Araçariguama as doses da vacina serão disponibilizadas no Ambulatório Municipal de Especialidades, localizado na rua Santa Cruz, 234, no horário das 8h às 15h e no Dia D das 8h às 17h.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina gratuita é trivalente. Ou seja, protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o H1N1 e o H3N2. Na rede privada, também está à disposição a versão quadrivalente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *