A cidade de Ilhabela, no Litoral norte do Estado de São Paulo, anunciou na manhã desta sexta-feira (26), a construção de sua primeira usina dessalinizadora de água, segundo a Sabesp.
Segundo a autarquia estadual de água e esgoto, o processo licitatório começará ainda neste ano de 2024, cujo projeto é ampliar o acesso da população a água tratada.
No total, a usina terá a capacidade de tratar cerca de 40l/s de água do mar, para pelo menos 25% da população de Ilhabela, com obras que durarão até 2026.
A usina ficará perto do Ribeirão Água Branca, perto da balsa que liga a cidade com as demais ilhas que formam o município, que é um dos poucos do Brasil em forma de arquipélago.
Para quem não conhece, a força motriz de uma usina dessalinizadora é um processo biológico chamado de osmose reversa, onde a água do mar será submetida a uma forte pressão, até que as partículas de sal sejam eliminadas e parem em uma espécie de peneira.
Após este processo, a água do mar receberá tratamento com minerais necessários e cloro, para eliminação de microorganismo, até que ela se torne potável.
Sobretudo, a meta é que em caso de sucesso da usina dessalinizadora, o serviço possa ser estendido e até ampliado pelas demais cidades do litoral, principalmente para venda a demais cidades do interior, em caso de crise hídrica.
Por fim, a Prefeitura de Ilhabela não estimou os valores da obra, mas informou que o projeto é importante para a cidade, pois Ilhabela não possui muitos rios de água doce, e por conta disso, a oferta de água potável aos moradores é bastante precária.
Você também pode gostar de:
Gabriel Kazuo Sato se formou em Jornalismo pela ESAMC em 2017 e mesmo sendo portador de deficiência auditiva, visual e facial, nunca deixou que isto atrapalhasse sua dedicação e empenho nas tarefas. Já produziu inúmeras pautas de Esportes, Famosos, Cidades, conteúdo Evergreen, Politica e Saúde. Na faculdade, trabalhou na Agência Bagagem como estagiário no setor de Redação Publicitária.