Segundo dados da Enel, a Entidade Nacional de Eletricidade, somente nestes 15 dias de outubro, a cidade de Cotia registrou quase 4500 raios, sendo a quinta com mais descargas elétricas na Grande São Paulo.
Sobretudo, este número é mais de 100% superior ao registrado no ano passado, onde Cotia registrou apenas 236 raios na primeira quinzena do mês.
Por que tantos raios em Cotia neste ano?
Primeiramente, é importante dizer que o mês de outubro do ano passado, a cidade de Cotia e demais regiões de São Paulo estavam sobre efeito do fenômeno La Niña, que deixou o mês mais seco e frio, impedindo assim a formação de nuvens de tempestades.
Agora com a virada na temperatura do Oceano Pacífico, Cotia enfrenta o fenômeno do El Niño, que é justamente o oposto do La Niña, com dias mais quentes e úmidos.
Como já se sabe, tanto o calor quanto a umidade do ar são os combustíveis que formam as nuvens de tempestades, que formam os raios, além dos relâmpagos e trovões.
O que fazer durante uma tempestade elétrica?
É importante frisar que tempestades elétricas são muito perigosas e podem até matar, mesmo você estando dentro ou fora de casa.
Para evitar problemas, é importante desconectar aparelhos eletrônicos da tomada, para não haver risco de queimarem, caso haja um blecaute.
Caso você esteja fora de casa, ao ouvir ou avistar um raio, procure abrigo imediatamente em áreas fechadas, seja um carro, uma casa, ou loja, e evite andar em áreas abertas, se abrigar em árvores e nadar na água, onde as descargas elétricas atingem com mais força.
Gabriel Kazuo Sato se formou em Jornalismo pela ESAMC em 2017 e mesmo sendo portador de deficiência auditiva, visual e facial, nunca deixou que isto atrapalhasse sua dedicação e empenho nas tarefas. Já produziu inúmeras pautas de Esportes, Famosos, Cidades, conteúdo Evergreen, Politica e Saúde. Na faculdade, trabalhou na Agência Bagagem como estagiário no setor de Redação Publicitária.