300 funcionários devem ser demitidos da Cargill Mairinque, Porto Ferreira e demais fábricas do interior de SP

300 Funcionários Devem Ser Demitidos Da Cargill Mairinque, Porto Ferreira E Demais Fábricas Do Interior De Sp
Fábrica Da Cargill Em Mairinque. Foto: Igor Juan- Correio Do Interior

No início desta semana foi revelado pela agência Bloomerang, que a multinacional processadora de alimentos, Cargill, deve realizar uma grande demissão de funcionários. Agência Blomerang teve acesso a um memorando (comunicado) do CEO global da companhia, Brian Sikes, no qual ele informa a necessidade de ter que demitir 5% da sua força de trabalho (operários, funcionários, em geral.)

Em suma as demissões recomendada pela direção global, vão afetar diversas fábricas em todo mundo, e sobretudo no interior de São Paulo. O Jornal Correio do Interior questionou a Cargill Brasil sobre a situação e perguntou quantos funcionários devem ser demitidos na fábrica de Mairinque e Porto Ferreira, mas a empresa limitou-se falar sobre quantidade de funcionários que serão demitidos, unicamente confirmou o fato e não deu relação em quais fábricas essas demissões devem ocorrer.

Siga O Correio do Interior no WhatsApp ou pelo Google Notícias

Uma fonte internada da empresa sobretudo garantiu ao Correio que cerca de 200 a 300 funcionários devem ser demitidos tanto da Cargill de Porto Ferreira, bem como Mairinque e outras unidades do interior de São Paulo, incluindo a Bebedouros.

Em suma, essas demissões são reflexo de uma queda nos lucros da empresa nos últimos anos.

Vale destacar que no início de 2024 a Cargill já tinha comunicado que gradualmente iria promover uma redução nas suas unidades de negócios (Fábricas).

Por fim, vale destacar que segundo informações da Bloomberg, o lucro da Cargill registrado no ano, até o final do maio, era de US$ 2,4 bilhões, o mais baixo dos últimos dez anos.

Nota da Cargill sobre demissão e queda de lucro

Por quase 160 anos, a Cargill tem sido um conector crítico do sistema alimentar global. No início deste ano, estabelecemos uma estratégia de longo prazo para dar continuidade a esse legado, enquanto mantemos os valores e as principais forças que definiram nosso sucesso desde o início. Ao olharmos para o futuro, traçamos um plano claro para evoluir e fortalecer nosso portfólio, aproveitando as tendências promissoras à nossa frente, maximizando nossa competitividade e, acima de tudo, continuando a entregar para nossos clientes. À medida em que o mundo ao nosso redor muda, estamos comprometidos em nos transformar ainda mais rápido para entregar para nossos clientes e cumprir nosso propósito de nutrir o mundo.

Para fortalecer o impacto da Cargill, precisamos readequar nossos talentos e recursos para alinhar à nossa estratégia. Infelizmente, isso significa reduzir nossa força de trabalho global em 5 por cento. Esta decisão difícil foi tomada cuidadosamente. Vamos nos apoiar em nosso valor central de colocar as pessoas em primeiro lugar enquanto oferecemos suporte aos nossos colegas durante esta transição.”