Coluna O Informante: A terra do vinho terá uma eleição histórica em 2024. Isso porque pela primeira vez nos 366 anos de São Roque a cidade contará com uma pré-candidata a prefeita. Trata-se da arquiteta e urbanista Adriana Cruz, que tem grande experiência administrativa no planejamento público e que hoje está filiada ao PL.
Adriana trabalhou na Prefeitura de São Roque em três gestões – Guto Issa, Efaneu Godinho e Cláudio Góes. Profissional que tem grande respeito de servidores públicos e do setor privado, onde lidera o escritório Adriana Cruz Arquitetura.
A pré-candidatura de Adriana ganhou força com a crescente participação das mulheres na política brasileira, embalada pelas caravanas de Michele Bolsonaro, ex-primeira dama do Brasil e liderança do PL.
A ala mais conservadora da cidade enxerga o nome de Adriana como um grande contraponto ao projeto de reeleição do prefeito Guto Issa, que flerta com todos os campos ideológicos na tentativa de renovar seu mandato por mais quatro anos. O PL, partido de Adriana, conta em seu quadro de filiados com Efaneu Godinho, três vezes prefeito e uma das figuras mais carismáticas da política sao-roquense.
Adriana foi presidente do CONCIDADE (Conselho Municipal da Cidade) em 2023. Porém, após ser contrária a polêmica proposta de revisão do Plano Diretor, que previa desmatamento e loteamentos em área de preservação, protagonizou grande disputa com o prefeito Guto Issa e acabou misteriosamente destituída da presidência do CONCIDADE.
Vale lembrar que a proposta de revisão do Plano Diretor de Guto Issa sofreu diversas derrotas na Justiça e só não foi votada na Câmara por decisão judicial.
Faltando pouco menos de um ano para a eleição de 2024, o cenário político que andava morno agora ganha elementos que prometem esquentar a disputa eleitoral: a primeira oportunidade da cidade ter uma mulher no cargo mais importante do poder público, o de prefeita.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.