Os moradores de Sorocaba, São Roque e das demais 645 cidades estaduais deverão pagar o IPVA, o Imposto de Propriedade de Veículos Automotores, a partir do dia 11 de janeiro, segundo anúncio feito pelo Governo de São Paulo.
Segundo o Governo, os moradores terão diversas formas de pagar o IPVA, seja ele diretamente, com desconto de 3%, podendo escolher pagar ou em janeiro ou até maio de 2024, seja via PIX, com parcelas de 5x.
Vale lembrar que o valor do IPVA depende do número da placa do seu veículo e para pagar, basta ir a um banco e digitar o número do Registro Nacional de Veículo Automotor.
Confira outras notícias:
IPVA pode ser pago via PIX
Uma das novidades do IPVA deste ano é que os motoristas podem pagar ele usando o PIX, por meio de um QR Code enviado pelo Governo, com possibilidade de parcelamento em 5 vezes até o mês de maio também.
O pagamento via PIX visa beneficiar aqueles que possuem contas bancárias em bancos não credenciados, ou digitais, e que tem dificuldades em pagar o imposto por conta desta questão.
Para isso, basta entrar no site do Sefaz-SP, na página do IPVA e informe os dados do veículo, para gerar um QR Code e efetuar o pagamento.
Por questões de segurança, este QR Code tem prazo de expiração de 15 minutos, e caso o motorista não efetue o pagamento neste período, este código se tornará inválido e para retornar o processo, é necessário iniciá-lo do zero.
Para ler este QR Code, basta acessar o seu aplicativo bancário ou usar um leitor de códigos na câmera do seu celular e preencher os dados cadastrais.
Como calcular o valor do IPVA?
O valor do IPVA é calculado conforme a Tabela Fipe, que nada mais é do que uma estimativa de quanto seu carro vale em uma concessionária.
Este valor também varia de cada estado e também depende do combustível que ele usa. Em São Paulo, o valor da alíquota é de 4% do valor do carro na Tabela Fipe.
Para que é usado o dinheiro do IPVA
Como o imposto é estadual, ele entra como fonte de renda do Governo e pode ser usado em obrs públicas e investimentos públicos, assim como os demais impostos que você paga.
Você também pode gostar de:
Gabriel Kazuo Sato se formou em Jornalismo pela ESAMC em 2017 e mesmo sendo portador de deficiência auditiva, visual e facial, nunca deixou que isto atrapalhasse sua dedicação e empenho nas tarefas. Já produziu inúmeras pautas de Esportes, Famosos, Cidades, conteúdo Evergreen, Politica e Saúde. Na faculdade, trabalhou na Agência Bagagem como estagiário no setor de Redação Publicitária.