O Ministerio do desenvolvimento confirmou ao Jornal Correio do Interior que ainda em janeiro vai fazer um pente fino no pagamento do Bolsa família de muitos beneficiários. Sendo um dos maiores e principal programas assistenciais do Brasil, o Governo vai bloquear o Bolsa Família de milhares de pessoas pelo país, por um motivo.
Todos os benefícios que estiverem com CPF irregular no Cadastro Único (CadÚnico), vai ter o Bolsa Família bloqueado e o valor mensal que recebem vai ficar em conta, até que o problema seja resolvido.
Ainda ao Jornal Correio do Interior, o Ministerio do desenvolvimento informou que ação tem objetivo de impedir que pagamento mensal seja disponibilizado para quem não cumpre os requisitos necessários para se ter o benefício.
Para alguns, a medida pode parecer drástica, mas é um grande esforço da pasta para evitar possíveis fraudes. Em suma, uma recente estimativa TCU – Tribunal de Contas da União apontou que os pagamentos irregulares do Bolsa Família pode ultrapassar R$ 35 bilhões.
Para se ter uma dimensão melhor do problema, estima-se que 4,7 milhões de pessoas estejam recebendo o benefício indevidamente, sem estar nos requisitos do bolsa família.
Confira outras notícias:
Quem vai ter o Bolsa família bloqueado?
Terá o benefício bloqueado aqueles que tenham o CPF suspenso pela Receita Federal, apresentar divergência de titularidade na Receita Federal, ou mostrar inconsistência de dados no CadÚnico. Caso a pendência não seja resolvida em um período de seis meses, há risco de cancelamento definitivo do benefício.
Os beneficiários que possuem irregularidades serão comunicados por meio do aplicativo do Bolsa Família ou da Caixa Econômica Federal. É possível também fazer uma consulta online para checar a regularidade do cadastro, pelo site da Receita Federal.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.