A cidade de Araçatuba iniciou este mês de janeiro a instalação de câmeras de segurança integradas a um sistema de inteligência artificial. Assim, a cidade será a primeira do interior de São Paulo, a usar monitoramento por inteligência artificial. Inicialmente, serão instaladas 60 câmeras pela cidade visando combater a criminalidade, bem como flagrar descartes irregulares de lixo e entulho e fiscalização de trânsito.
O contrato com a empresa responsável pelo serviço foi assinado no final de dezembro. O sistema está em fase de implantação, em que serão instaladas 60 câmeras pela cidade, como, por exemplo, nos seguintes locais:
- avenida Prestes Maia x rua Marcílio Dias,
- Rua dos Fundadores x Av. Umuarama,
- Rua Luis Grenge x Rua Padre Angelo Rudello,
- Avenida Dois de Dezembro, entre outros.
Nesse primeiro ano estão sendo investidos R$ 889 mil, entre o custo de implantação e mensalidades, valor custeado com recursos próprios. O sistema começa a funcionar assim que a empresa finalizar a instalação das câmeras, o que deve acontecer até o final de fevereiro.
As imagens do sistema já são disponibilizadas à Polícia Militar, Guarda Municipal e Mobilidade Urbana e, posteriormente, para Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária e Polícia Ambiental.
Para o chefe de gabinete da prefeitura, Coronel Deocleciano Borella, a instalação das câmeras tem, como objetivo principal, reforçar a segurança. “A ideia básica é deixar nossa cidade mais segura através da instalação de um cerco eletrônico com tecnologia de inteligência artificial. Como é integrado ao Detecta da PM, o sistema permite identificar um carro roubado entrando ou saindo da cidade, isso permite ações preventivas das forças policiais. A inteligência artificial permite detectar situações atípicas, como comboios entrando na cidade, por exemplo”.
O prefeito Dilador Borges afirma que a ação está sendo planejada há muitos anos. “Desde do caso da Protege já vinhamos pensando em uma alternativa e após o assalto aos bancos pedi ao Borella que se iniciasse um estudo efetivo que pudesse deixar nossa cidade mais segura. O objetivo sempre foi oferecer às forças de segurança mais uma ferramenta de trabalho e ao cidadão mais proteção. A integração com a mobilidade e o meio ambiente também foi importante, pois agora vamos poder monitorar o descarte irregular de lixo que traz tantos prejuízos para nossa cidade, vamos fechar o cerco aos sujões também”.
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Osny Caldeira, o sistema auxilia o agente de trânsito na fiscalização de condutas inadequadas e na prevenção de acidentes de trânsito. “Temos em Araçatuba cruzamentos de ruas que são perigosos, principalmente quando há a presença de semáforos, como exemplo a avenida dos Araçás c/ rua Bandeirantes. Esses pontos de grande circulação de veículos muitas vezes acabam ocasionando acidentes. Todas as câmeras que forem instaladas no trânsito terão placas indicativas”.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.