Durante cobertura em Cabo Frio jornalista de afiliada da TV Globo é agredido. João Vitor Brum também teve o equipamento de filmagem lançado na lagoa pelo agressor e registrou boletim de ocorrência
Resumo
O repórter João Vitor Brum da afiliada da rede Globo no Rio de Janeiro, Inter TV, foi agredido durante a cobertura de uma matéria e teve seu equipamento de filmagem danificado pelo agressor. João gravava uma reportagem na lagoa de Araruama, em Cabo Frio (RJ), sobre o desaparecimento de um jovem de 18 anos quando foi surpreendido pelo ataque.
Mesmo a família consentindo a reportagem, um amigo do jovem desaparecido agrediu o repórter, que tentou se proteger com o tripé do equipamento de filmagem, sem sucesso. O caso aconteceu na última segunda-feira, 15.
Além das agressões físicas que o jornalista sofreu, o agressor também danificou seu equipamento de filmagem, lançando-o na lagoa. João Vitor registrou um boletim de ocorrência e foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para realizar o exame de corpo e delito.
Nas redes sociais, a Inter TV publicou uma nota de repúdio contra a “agressão covarde”, a qual “repudiou veementemente”. A filiada da rede Globo também destacou que responsabilizará o agressor tomando “todas as providências legais e cabíveis”.
“Este ato brutal é um alerta para a necessidade de proteção e respeito aos jornalistas, que desempenham um papel fundamental na busca pela verdade e na prestação de informações à comunidade”, enfatizou Rolf Danziger, diretor de jornalismo da Inter TV.
Na publicação da afiliada, João Vitor deixou um comentário dizendo estar bem que está tomando medidas para não seguirem as agressões contra jornalistas, sejam físicas ou não.
“Meu respeito total à família do jovem desaparecido, que não teve nada a ver com essa situação e foi, do início do fim, extremamente educada e receptiva comigo, mesmo em um momento tão difícil para eles. Nossa intenção sempre será de ajudar”, escreveu Brum.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.