Sob ameaças de um pedido de prisão contra o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) e o secretário de Saúde, Cláudio Pompeo, finalmente a Prefeitura de Sorocaba, no interior de São Paulo, se pronunciou sobre o caso home care, em entrevista exclusiva ao Jornal Cruzeiro do Sul, na noite desta terça-feira (29).
Para aqueles que ainda não sabem, Manga e Pompeo são acusados de não fornecer tratamento de home care a uma idosa de 78 anos que sofre de Alzheimer, além de um quadro severo de infecção urinária e demência.
Sobretudo, o pedido de prisão vem da família da idosa, Neusda Carvalho de Oliveira, por dois motivos: o primeiro pelos sucessivos descumprimentos de ordens judiciais desde o começo do ano, e o segundo, por um decreto municipal de 1967 que prevê pena de 3 meses a 3 anos de prisão para autoridades políticas que não oferecem serviços de urgência à população.
Segundo Cláudio Pompeo, o processo continua em fase de licitação, que por conta da burocracia não pode ser oferecido no prazo que a Justiça pediu:
“O que acontece é que na maior parte do tempo o prazo que é dado é inexequível em relação aos trâmites licitatórios. O caso de um serviço de home care, por exemplo, é diferente de um medicamento. […] Home care é um serviço que precisa ser montado. Tem que contratar uma empresa, abrir todo o processo licitatório. Por mais que isso esteja sendo feito de modo emergencial, isso não dá para ser feito em 10 dias”, explicou.
Inclusive, o secretário reforçou que o problema será resolvido ainda neste mês de fevereiro, mas sem prazo definido. Sob o pedido de prisão contra ele, Pompeo optou por não falar.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.