Segundo dados do Kapersky, um dos principais softwares de antivírus usado no Brasil, o país registrou entre 2023 e 2024 um aumento no número de golpes que usam o malware Coyotte, que já representa 90% dos ataques cibernéticos no país.
Sobretudo, o Kapersly, em seu mais recente relatório, divulgado nesta segunda-feira (12), divulgou que 60% dos bancos brasileiros já sofreram ataques cibernéticos envolvendo o Coyotte, onde muitas contas bancárias foram praticamente zeradas.
O maior perigo do Coyotte é que ele consegue roubar todas as senhas e logins dos usuários quando eles acessam a conta no banco via internet, principalmente se a pessoa tem o costume de gravar as senhas no navegador.
Após roubar essas informações, os golpistas conseguem acessar a conta bancária dos usuários e fazer saques automáticos, fazendo com que a pessoa perca todo seu dinheiro.
Inclusive, o malware tem como principais alvos computadores desatualizados, com sistemas operacionais antigos e defasados e que não contam com nenhum tipo de antivírus. Ele funciona como uma espécie de ”cavalo de Troia”, pois ele usa um software real chamado Squirrel (muito comum para baixar conteúdos) para se instalar no computador das pessoas.
Outra característica preocupante é que o Coyotte é quase imperceptível para o usuário, pois ele consegue se esconder dentro do sistema operacional do computador, o corrompendo lentamente, até que a pessoa acesse seu e-mail, loja online ou conta bancária para realizar o ataque.
Confira outras notícias:
O que fazer para evitar ataques do Coyotte?
Infelizmente, como se trata de uma ferramenta nova, os computadores modernos ainda não estão preparados para identificar e eliminar o Coyotte do sistema, antes que ele possa atacar seu computador. No entanto, o Correio do Interior te dá dicas de como reduzir seus efeitos ou impedir que seja instalado:
- Evite salvar senhas e logins dentro do computador, principalmente senhas bancárias;
- Atualize sempre seu computador com a versão mais recente e instale um bom antivírus;
- Evite baixar softwares desconhecidos, sobretudo de sites suspeitos;
- Se o seu computador começar a se comportar de forma estranha, desconecte-o e leve-o imediatamente para reparo;
- Caso caia no golpe, registre um boletim de ocorrência e peça o bloqueio da conta no seu banco.
Você também pode gostar de:
Gabriel Kazuo Sato se formou em Jornalismo pela ESAMC em 2017 e mesmo sendo portador de deficiência auditiva, visual e facial, nunca deixou que isto atrapalhasse sua dedicação e empenho nas tarefas. Já produziu inúmeras pautas de Esportes, Famosos, Cidades, conteúdo Evergreen, Politica e Saúde. Na faculdade, trabalhou na Agência Bagagem como estagiário no setor de Redação Publicitária.