Temendo um surto de gripe ”antecipado” e para já imunizar a população antes da chegada do frio, o Ministério da Saúde anunciou, na tarde desta quinta-feira (29), que a vacinação contra a gripe Influenza começará no dia 25 de março, e não mais em abril como era de costume.
Segundo o Instituto Butantã, que fabrica a vacina da gripe, serão distribuídas 75 milhões de doses para todo o Brasil, a exceção da Região Norte, que seguirá outro cronograma de vacinação por conta do excesso de calor.
Segundo a pasta, devem tomar a vacina da gripe, os seguintes públicos:
- Crianças de 6 meses a 6 anos;
- Indígenas e quilombolas;
- Profissionais da Saúde;
- Grávidas e puérperas;
- Professores do ensino básico ao superior, de instituições municipais, estaduais, federais e privadas;
- Idosos de 60 anos ou mais;
- Moradores de rua;
- Policiais, Bombeiros e guarda-vidas;
- Oficiais do Exército;
- Pessoas com comorbidades e imunossuprimidas;
- Deficientes;
- Caminhoneiros;
- Motoristas e cobradores de ônibus;
- Trabalhadores de portos;
- Funcionários do sistema prisional;
- Presos.
Vale lembrar que, diferente da Covid-19, a aplicação da vacina na rede pública e privada é de apenas 1 dose, menos para crianças, que precisarão tomar 2 doses. Vale destacar que o programa municipal de vacinação de cada cidade também deve ser levado em conta, para não haver mistura de vacinas na hora.
Você também pode gostar de:
Gabriel Kazuo Sato se formou em Jornalismo pela ESAMC em 2017 e mesmo sendo portador de deficiência auditiva, visual e facial, nunca deixou que isto atrapalhasse sua dedicação e empenho nas tarefas. Já produziu inúmeras pautas de Esportes, Famosos, Cidades, conteúdo Evergreen, Politica e Saúde. Na faculdade, trabalhou na Agência Bagagem como estagiário no setor de Redação Publicitária.