A chuva que ocorreu no final da noite de quinta-feira (29) surpreendeu os habitantes de Campinas (SP). Conforme informações da Climatempo, a metrópole registrou 26mm de precipitação no último dia de fevereiro, acompanhada por ventos que alcançaram até 46 km/h na área do Aeroporto de Viracopos.
Na Avenida Lix da Cunha, um veículo enfrentou dificuldades para transitar, pois a água atingiu o mesmo nível da calçada. Apesar disso, alguns motoristas se aventuraram a passar pela via. Na proximidade da Lagoa do Taquaral, além da chuva e dos relâmpagos, os moradores também observaram a intensidade do vento.
Confira outras notícias:
Previsão do tempo em Campinas
Mais chuva está prevista para os próximos dias em Campinas. Os meteorologistas indicam que o início de março será ainda mais chuvoso na região, mantendo as temperaturas elevadas, com máxima de 30ºC para a metrópole.
O calor, juntamente com a umidade proveniente da costa do Sudeste e a influência dos cavados, ventos em altitudes superiores da atmosfera, favorecem a formação de nuvens de chuva na região. A previsão do tempo em Campinas para esta sexta-feira é de 25mm de precipitação.
A Defesa Civil emitiu um alerta de tempestades válido até sábado (2), fornecendo orientações importantes para a autoproteção durante temporais:
- Evitar áreas arborizadas devido ao risco de queda de árvores.
- Buscar abrigo em edifícios em caso de raios.
- Em áreas alagadas, uma lâmina d’água com 15 cm de profundidade pode arrastar pessoas, e com 30 cm pode arrastar veículos.
- Se um fio elétrico cair sobre o veículo, os ocupantes devem permanecer dentro do automóvel e chamar o serviço de emergência.
- Se o carro começar a pegar fogo, deve ser abandonado seguindo um protocolo específico para garantir a segurança dos ocupantes.
- Moradores de áreas de encosta devem estar atentos a sinais de movimentação do solo e abandonar o local imediatamente diante de qualquer sinal de perigo.
Você também pode gostar de: