Um levantamento da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, divulgado nesta terça-feira (12), mostra que de 2023 para cá, ocorreram 165 casos de pessoas internadas com trombose venosa no Brasil, um aumento bem significativo se comparado com números do ano passado.
Para quem não conhece a doença, a trombose venosa atinge o sistema muscular, quando as veias ficam entupidas de líquido ou de gordura, causando dores no local e inchaço.
Esta doença é considerada como muito grave, pois em estágios mais avançados, a trombose pode causar embolia pulmonar se atingir alguma artéria perto do pulmão, podendo levar a pessoa à morte.
Segundo especialistas, um dos principais motivos para o aumento no número de casos é o sedentarismo e os péssimos hábito de saúde, como comer gorduras, por exemplo, que acabam ou entupindo as veias, ou fazendo o oxigênio parar de circular em determinada parte do corpo.
O principal alvo da trombose são as pernas, e para não sofrer com a doença, é necessário mantê-las em movimento diariamente, não as deixando paradas por longos períodos.
No entanto, esta doença se diagnosticada com antecedência possui tratamento’o, via medicação, mas o mais recomendável é a prática de exercícios e mudanças no estilo de vida.
Você também pode gostar de:
Gabriel Kazuo Sato se formou em Jornalismo pela ESAMC em 2017 e mesmo sendo portador de deficiência auditiva, visual e facial, nunca deixou que isto atrapalhasse sua dedicação e empenho nas tarefas. Já produziu inúmeras pautas de Esportes, Famosos, Cidades, conteúdo Evergreen, Politica e Saúde. Na faculdade, trabalhou na Agência Bagagem como estagiário no setor de Redação Publicitária.