Na noite de segunda-feira (11), uma câmera do Aeroporto Catarina, também conhecido como Aeroporto de São Roque, interior de São Paulo, registrou a queda de um grande meteoro na cidade.
O fenômeno que ocorreu na mesma boite em diferentes cidades brasileiras, segundo informações do sistema Bramon, Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros e Clima Tempo, serviços de monitoramento de clima, deixou um rastro de luz que chamou atenção de quem pode ver o meteoro em queda.
Ao Jornal Correio do Interior, a Bramon, informou que o meteoro que caiu pela cidade, bem como nas demais cidades do Brasil como Florianópolis, Torres, entre outras, é nomeado como “Fireball”. A queda aconteceu com alta luminosidade por volta das 23h49, tendo o meteoro uma magnitude de aproximadamente -4.1, comparável à de Vênus. Em suma, a queda teve uma duração de 2 segundos.
Por fim, a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, destacou ao Correio do Interior que as quedas de Fireballs era comum de ocorrem, porém, tem se tornado rara as quedas, o que é estudado atualmente pela comunidade científica de astronomia.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.