Segundo dados recentes da Pedsquisa Game Brasil, divulgados na semana passada, cerca de 74% da população brasileira joga ou já jogou um jogo de videogame, sejam eles em computador, celular ou em consoles.
Esta pesquisa feita pela entidade PGB mostra o quanto a comunidade gamer cresceu desde o início dos anos 2000 e como o setor de videogames se tornou popular entre os brasileiros desde então.
Outro ponto curioso é que a pesquisa revelou que 85,4% das pessoas considera os videogames como sua principal forma de lazer, muito acima de ir ao cinema, ao shopping, assistir TV ou viajar.
A Pesquisa Game Brasil se iniciou em 2017, e na época, os videogames já eram a principal fonte de entretenimento da população para 73,5% da população. No entanto, este número baixou para 69% durante os anos 2019-2021, no período da pandemia de Covid-19, voltando a subir somente em 2022.
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Dados demográficos da Pedquisa Game Brasil 2024
Em termos demográficos, a maioria dos gamers brasileiros são brancos (44,6%) ou pardos (41,2%), respeitando os dados doúltimo Censo do IBGE que mostra que a população parda/negra vem crescendo deade 2022. O principal público-alvo dos games são pessoas de 30 a 40 anos, com no mínimo ensino médio completo.
Sobretudo, somente entre 2023 e começo deste ano, o Brasil superou EUA e Japão na venda de produtos relacionados com jogos digitais, mas infelizmente a maioria dos consumidores é composta por pessoas da classe A (ricos0 a B e C (classe média alta).
Homens dominam PCs e consoles e mulheres tablets e celulares
Por fim, em relação aos games que cada gênro mais consome, os jogos mais consumidos são os de celulares e de tabelts, cujo público majoritário é o feminino.
De acordo com os dados, cerca de 61% dos consumidores de jogos de celular/tblet são mulheres, enquanto os homens lideram em 61,5% jogos de consoles e 66,9% jogos para PC.
Apesar do crescimento, jogos de videogame ainda são exclusividade para ricos
A Pesquisa Game Brasil também destaca a desigualdade social que o Brasil enfrenta, pois cerca de 24,7% dos jogos de celular, 26,% dos jogos de videogame de console e 29,8% dos jos de PC são comprados por pessoas ricas ou de pessoas da classe média alta, sendo que este número cai para abaixo dos 20% entre pessoas que sõ da classe média a pobres.
Outra curiosidade é que a população infantil que consome videogames caiu para abaixo dos 5% e as que mais consomem são adultos de 30 a 40 anos, sendo 17,2% jogos de celular e 20% jogos de console. Isso porque a maioria dos jovens opta por jogos de computador, pois 19,4% do público é composto por pessoas entre 20 a 25 anos.
Dados da Pesquixa Game Brasil por ferramenta de jogos
- Computadores:
Cerca de 70% dos jogadores de jogos para PC se consideram gamers ou apoiadores de franquias de jogos na plataforma, cuja marca mais comprda é a Samsung e o principal site de jogos é a Steam.
- Celulares:
Cerca de 66% da população se considera gamer ou apoiadora de jogos para celular, e cerca de 61,6% dos entrevistados escolhem jogos conforme o gasto da bateria do smartphone, além da qualidade gráfica que o game oferece. Assim como os PCs, a marca preferida é a Samsung e os consumidores preferem mais celulares Android do que o IOS da Apple.
- Videogames:
Cerca de 60% dos consumidores de consoles de videogames se consideram gamers ou apoiadores de determinada franquia, e 44% deles prefere comprar jogos no site da própria plataforma ao invpés de mídia física.
Por fim, a pesquisa encerra mostrando que quase 83% da população gamer brasileira incentiva seus filhos a jogarem videogame, sendo a principal porta de entrada neste universo os jogos de celular e tablet. Além disso, cerca de 73,4% deles jogam junto com eles, para evitar que se exponham a conteúdo impróprio.
Para 66,8% dos entrevistados, é melhor comprar um PC/celular;console novo para jogar e 62,3% afirmaram que só compram jogos novos via promoções. Além disso, muitos defendem o uso da inteligência artidicial na produção desses jogos.
Comportamento do Consumidor
Grande maioria da população brasileira compra jogs de videogame mais por diversão do que ser fã de determinada franquia e que a maioria considera os jogos uma espécie de ”terapia” para de automotivar.
Outra caracteística do consumidor gamer é que ele prefere jogos multiplayer para se socializar com outras pessoas, além de formar uma ”identidade própria”.
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Gabriel Kazuo Sato se formou em Jornalismo pela ESAMC em 2017 e mesmo sendo portador de deficiência auditiva, visual e facial, nunca deixou que isto atrapalhasse sua dedicação e empenho nas tarefas. Já produziu inúmeras pautas de Esportes, Famosos, Cidades, conteúdo Evergreen, Politica e Saúde. Na faculdade, trabalhou na Agência Bagagem como estagiário no setor de Redação Publicitária.