Muito em breve, a cidade de Itu, interior de São Paulo, vai ganhar mais um pronto turístico, o imponente e importante museu da TAM.
O museu da TAM ficou por mais de oito anos fechado, em um hangar de 25 mil metros, sem qualquer tipo de atividade, na cidade de São Carlos, centro leste do Estado de São Paulo, com um grande acervo de aviões da companhia. Agora o museu vai mudar de local, indo para cidade de Itu, porque a Latam, antiga TAM, quer o hangar do museu, para ampliar seu espaço de manutenção de aeronaves.
A transferência do museu para Itu está sendo negociada pelo filho do comandante Rolim Amaro fundador da TAM, Marcos Amaro esta tentando negociar com a LATAM a transferência dos aviões para cidade de ITU no Centro Cultural São Pedro, um dos maiores museus privados do país, criado por ele em uma área tombada de 25 mil metros quadrados. Ele também está buscando apoio com o setor publico e outras empresas do setor privado.
Confira outras notícias:
Museu da TAM
Em suma, o museu conta com diversas aeronaves, entre elas clássicos da 2ª Guerra Mundial como Spitfire, Vought F4U Corsair e Messerschmitt BF-109. Só para se ter uma ideia do valor histórico, o Messerschmitt BF-109 pertenceu à força aérea nazista.
Outras aeronaves que compõem o museu são as aeronaves, turboélice Bandeirante da Embraer e até mesmo réplicas das clássicas invenções do pai da aviação Alberto Santos Dumont, o 14 Bis e o Demoiselle. Algumas aeronaves foram cedidas em comodato pela Fundação Santos Dumont e pela Força Aérea Brasileira.
Por fim, há também aviões comerciais de maior porte, como um Fokker 27 e um Fokker 100, que foram da TAM, e até um Constellation pintado com as cores da Panair.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.