Após o comunicado do filho do comandante Rolim Amaro fundador da TAM, Marcos Amaro, com a intenção de mudar o museu da TAM de São Carlos, centro leste paulista, para cidade de Itu, região de Sorocaba. A Prefeitura de São Carlos, passou a se movimentar e adotar tratativas, para que o museu seja mantido na cidade.
Na tarde de segunda-feira (29), a Prefeitura resgatou um termo de compromisso, assinado em há um ano, com objetivo de reabrir o museu, e assim usa-ló como medida de manter o museu na cidade. Vale destacar que o museu da TAM foi aberto em São Carlos em 2006, sendo um maior da America Latina no segmento de aviação, e o maior acervo particular do mundo. Porém, foi fechado em 2008 para reforma, reinaugurou no ano de 2010 e foi definitivamente fechado em 29 de janeiro de 2016.
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Plano para manter museu da TAM em São Carlos
Ao que apurado pelo Jornal Correio do Interior, o plano da prefeitura é assumir todos os custos de manutenção, limpeza e segurança do local e sobretudo, não cobrar ingresso dos visitantes, o que iria estimular visitas.
O que trava toda situação é que o museu atualmente está em um espaço, um Hangar de 25 mil metros quadrados da LATAM, que pediu o hangar a direção do museu, pois tem o planejamento de abrir um centro de manutenção de aeronaves no local.
Mas ao que apurado pelo Jornal Correio do Interior, o museu tem um contrato firmado que garante sua permanência no local por mais de 40 anos. Esse contrato foi firmado quando a TAM foi comprada pela LAN, formando assim a LATAM.
Acervo em exposição
Em suma, o museu conta com diversas aeronaves, entre elas clássicos da 2ª Guerra Mundial como Spitfire, Vought F4U Corsair e Messerschmitt BF-109. Só para se ter uma ideia do valor histórico, o Messerschmitt BF-109 pertenceu à força aérea nazista.
Outras aeronaves que compõem o museu são as aeronaves, turboélice Bandeirante da Embraer e até mesmo réplicas das clássicas invenções do pai da aviação Alberto Santos Dumont, o 14 Bis e o Demoiselle. Algumas aeronaves foram cedidas em comodato pela Fundação Santos Dumont e pela Força Aérea Brasileira.
Por fim, há também aviões comerciais de maior porte, como um Fokker 27 e um Fokker 100, que foram da TAM, e até um Constellation pintado com as cores da Panair.
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Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.