Se você é um usuário assíduo da internet, você sabe como é chato e até mesmo irritante ter sempre que acessar algum site de compra ou rede social e ver sempre seu e-mail vinculado a uma empresa que ”Deus sabe o quê” fará com seus dados pessoais.
É para evitar este embaraço e dar mais conforto ao consumidor online que alguns sites começam a ceder chaves de acesso para que o usuário entre no site, evitando assim que ele exponha suas informações digitais.
Inclusive, muitas multinacionais famosas, como Apple, Microsoft, Meta, Twitter, PlayStation, Amazon, Nintendo e TikTok iniciaram um movimento em alguns países para permitir que seus clientes acessem seus serviços somente com chave de acesso e não mais por e-mail.
Confira outras notícias:
O que é uma chave de acesso e quais são suas vantagens?
Primeiramente, não existe uma definição clara para chave de acesso, que pode ser tanto scanner de impressão digital ou facial, ou o envio de código PIN no seu celular, para você logar e realizar suas compras.
A principal vantagem é que essas chaves de acesso não podem ser hackeadas ou roubadas, pois elas usam ou suas impressões digitais ou seu rosto (que é só seu), ou um número aleatório que varia de usuário para usuário, e em caso de invasão, o próprio site emitirá um alerta de ”erro no login com senha inválida”.
Sobretudo, sistemas de chave de acesso usam também a famosa ”verificação em duas etapas”, comum já no WhatsApp, que cria uma camada extra de proteção contra ataques hacker e até mesmo impede que bandidos invadam suas contas caso roubem seu celular.
Você também pode gostar de:
Gabriel Kazuo Sato se formou em Jornalismo pela ESAMC em 2017 e mesmo sendo portador de deficiência auditiva, visual e facial, nunca deixou que isto atrapalhasse sua dedicação e empenho nas tarefas. Já produziu inúmeras pautas de Esportes, Famosos, Cidades, conteúdo Evergreen, Politica e Saúde. Na faculdade, trabalhou na Agência Bagagem como estagiário no setor de Redação Publicitária.