A multinacional Gerdau, maior fabricante de aços longos da America Latina, iniciou a semana com 487 funcionários demitidos na unidade de Barão de Cocais, no Estado de Minas Gerais. A medida resultará na demissão de 487 funcionários, segundo informações do Sindicato dos Metalúrgicos da cidade.
A empresa informou que a unidade será colocada em “hibernação” e ressaltou que os funcionários demitidos receberão seus direitos trabalhistas.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Barão de Cocais, Eliseu Santa Cruz, lamentou a decisão da empresa de demitir o grande número de funcionários e criticou a falta de comunicação prévia.
O Jornal Correio do Interior tem acompanhado de perto a dificuldade que companhoa tem enfrentando nos últimos meses, devido atuação de empresas chineses que estão comercializando ações com valor muito abaixo do comum no Brasil, o que tem afetado as ações de produção e venda da Gerdau.
O presidente global da companhia, Gustavo Werneck, há tempos vem comunicado abertamente que a empresa está adotando gradativamente medidas para conter suas operações em diferentes fábricas pelo Brasil, e uma das medidas é reduzir custo e sobretudo diminuir o número de funcionários por turnos.
Por ora, estima-se que essa demissão, aplica na unidade de Barão de Cocais, seja também aplicada nas fábricas de Araçariguama, Sorocaba e São José dos Campos, não se limitando unicamente ao setor de produção, estima-se que o setor administrativo, bem como outros, também tenham cortes de funcionários.
Confira outras notícias:
Comunicado de demissão de funcionários – Gerdau
A Gerdau confirma que na data de hoje, 27 de maio, está implementando a hibernação da unidade de Barão de Cocais que resultará na paralisação da operação na usina. A decisão é resultado de uma profunda análise da competitividade da planta, face às condições do mercado de aço no Brasil. Os custos elevados de matérias-primas e a insuficiência da produção de minério de ferro próprio, em Minas Gerais, somados à uma estrutura com menor nível de atualização tecnológica da usina, estão afetando diretamente a competitividade da unidade frente ao cenário desafiador do setor. A medida está em linha com o planejamento estratégico da companhia de otimização dos seus ativos.
A companhia está empenhada em conduzir esse processo de forma humanizada para minimizar o impacto para o público interno e comunidades vizinhas. A empresa buscará a realocação do máximo de colaboradores em outras unidades, além de oferecer programas de capacitação na área industrial para os profissionais e gestão com foco empreendedorismo para a comunidade.
A Gerdau reforça o seu compromisso com os colaboradores e colaboradoras e a sociedade e com a manutenção de um diálogo aberto e transparente com todas as partes interessadas. A Gerdau ressalta ainda que o atendimento aos clientes se manterá inalterado.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.