Uma nova fábrica da Toyota em Sorocaba deve ser aberta muito em breve para ajudar a montadora a com atual fábrica já instalada na cidade a dobrar o número de produção de carros. O presidente da Toyota no Brasil, Evandro Maggio, comunicou a novidade nesta quarta-feira (5).
“O projeto Sorocaba 2 termina em 2026. Vamos praticamente espelhar a planta”, disse o executivo em entrevista a jornalistas.
Em números atuais, a fábrica na cidade tem capacidade para produzir 175 mil veículos por ano. Na cidade, a empresa produz os carros de modelo utilitário esportivo Corolla Cross, incluindo a versão híbrida flex, além do hatch Yaris.
Essa nova fábrica na realidade é uma transferência, sendo a unidade de Indaiatuba, que será fechada e transferida para Sorocaba. O fechamento da fábrica em Indaiatuba gerou manifesto e grande parte dos trabalhadores da unidade, bem como do sindicato da categoria. A unidade de Indaiatuba, ou Indaiá, como é chamada, produz anualmente 76 mil veículos.
Confira outras notícias:
Nova fábrica da Toyota em Sorocaba entre aspas…
Com a mudança, a nova fábrica deve gerar cerca de 8 mil vagas de emprego e as contratações por meio da plataforma de seleção própria da Toyota, deve se iniciar no segundo semestre de 2025, isso porque a nova fábrica deve entrar em operação no primeiro semestre de 2026, quando também ocorre o encerramento gradual da unidade de Indaiatuba.
Fábrica do ABC
Vale destacar que em meados de 2020 a montadora tomou a mesma decisão com a fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, encerrou a unidade em setembro de 2021 e mudou as operações desta planta para Sorocaba. Basicamente todos setores da unidade do ABC mudaram para Sorocaba, como as áreas de marketing, recursos humanos, comercial, compras, financeira e jurídica. A área construída, com 6,2 mil metros quadrados. Já o complexo que abrigava essas áreas no ABC foi vendido.
A fábrica da Toyora no ABC era a mais antiga do Brasil, fora do Japão, a montadora se instalou na cidade em 1962, onde produziu o icônico utilitário 4×4 Bandeirante, fabricado até 2001, tendo pouco mais de 103,7 mil unidades fabricadas.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.