Morreu na segunda-feira (17), aos 100 anos, em Cotia, na Grande São Paulo, Pieter de Jong, missionário que dedicou a vida a pessoas pobres.
Pieter nasceu na Holanda, viveu cerca de 20 anos na Europa, mas logo se mudou para Brasil e por aqui viveu até o dia da sua morte. No Brasil chegou em 1951. Ficando situado no nordeste e passou atuar em um ONG de ação católica. Depois de nove anos no Nordeste, mudou-se para São Paulo e em 1972 para Cotia.
Iniciou seu trabalho social, como ele próprio dizia, “apenas ouvindo as pessoas carentes”. Depois, passou a doar alimentos, primeiro na sede da Paróquia Santo Antônio, e em seguida para a Igreja da comunidade Nossa Senhora do Brasil.
Por último, assistiu os carentes em sua própria casa, onde permaneceu até a inauguração da sede do Nuepo (Núcleo de Enfrentamento da Pobreza), na estrada Velha de Cotia, em janeiro de 2005.
Com o tempo, Pieter congregou pessoas de boa vontade, que o auxiliaram a expressar a caridade cristã para um número cada vez maior de necessitados. Seu trabalho impactou profundamente a vida de três mil famílias e ao menos 20 mil pessoas, incluindo crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Porém, em meio a toda essa historia de dedicação a pessoas pobres, Pieter faleceu na tarde de segunda-feira. Ao que apurado pelo Jornal Correio do Interior, seu sepultamento aconteceu no cemitério Parque Morumby.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.