O piloto do avião que fez um pouso de emergência no Aeroporto de Sorocaba foi avisado que não havia bombeiros no local. O aviso foi feito pela torre de controle do terminal aéreo – Aeroporto Bertram Luiz Leupolz.
O pouso de emergência ocorreu no dia 12 de junho. Aeronave turbo hélice, prefixo PT-WLD, modelo turbine commander series 690D, fabricado pela Twin commander, havia decolado do aeroporto de Jundiaí, com destino a Fazenda Guiné, em São Roque de Minas (MG). Logo o piloto teve que fazer um desvio de rota e acionar o aeroporto de Sorocaba, pois teve uma falha no trem de pouso dianteiro.
Um vídeo com áudio da torre de controle revela que o piloto foi informado que poderia pousar em uma das pistas do terminal, mas que não havia bombeiros no local.
Em um trecho do áudio, a torre de controle pergunta se o piloto precisa de algum apoio em solo, e na sequência o piloto diz que não, apenas um caminhão para remoção da aeronave.
A conversa segue. Piloto e controlador falam sobre as condições dos ventos e a pista em que o procedimento deverá ocorrer. Na sequência, a torre informa que não há bombeiros no local.
Em suma, a empresa que administra o terminal, Rede VOA, disse que o aeroporto, conta com uma equipe de bombeiros civis de aeródromo e que bombeiros militares são acionados em casos de maior gravidade, sendo que no local não há posto de bombeiros militares, apenas uma base do helicóptero Águia.
Por fim, em meio a situação a rede VOA destacou que não houve registro de tripulantes feridos e que aeronave foi liberada da pista 10 minutos depois do pouso.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.