O estudo “Indicador de Confiança do Setor Imobiliário Residencial” foi realizado pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), em parceria com a Deloitte, e mostrou que os indicadores de procura e venda de imóveis residenciais se aqueceram no primeiro trimestre de 2024 frente aos últimos três meses do ano passado.
Segundo dados da pesquisa, as expectativas são boas quanto à procura de imóveis a médio prazo, especialmente pelo desempenho do segmento econômico no programa Minha Casa Minha Vida.
O levantamento contou com a participação de 48 empresas do setor imobiliário e tem como metodologia a transformação dos percentuais de respostas em notas de 1 a 3, que variam entre forte redução, redução, manutenção, aumento ou forte aumento nos indicadores.
Os dados apontam que a procura geral por imóveis recebeu a nota 2,28 no primeiro trimestre deste ano – a nota anterior, registrada no último trimestre de 2023, era de 2,22. A busca pelo programa MCMV alcançou 2,54 e a procura por imóveis de médio e alto padrão (MAP) se manteve estável, com nota 2. A pesquisa aponta ainda a valorização dos imóveis no primeiro trimestre, com nota 2,53 – para os próximos 5 anos a expectativa é de nota 3, indicando forte aumento no resultado.
De acordo com o levantamento, os indicadores positivos de procura por imóveis mostram um cenário promissor tanto para o segmento econômico quanto para o médio e alto padrão – no caso do MAP observa-se a melhora nas expectativas devido à queda na taxa Selic. O aumento da procura indica o aquecimento do mercado imobiliário, além de impulsionar a construção civil, gerar empregos e estimular o comércio de materiais de construção.
“Percebemos uma procura cada vez mais crescente de investidores por unidades nos empreendimentos da Planeta. Muitos sorocabanos preferem investir suas reservas em imóveis, que a longo prazo proporcionam uma rentabilidade maior em relação a outros tipos de investimento. É uma parcela importante das nossas vendas e, em geral, o cliente que compra uma unidade para investir, geralmente retorna para saber sobre os lançamentos com o objetivo de fazer novos investimentos”, explica Sandro Souza, Diretor Executivo da Construtora Planeta.
Confira outras notícias:
Residencial Parque Vida
Em Sorocaba, o Parque Vida atende aos requisitos do programa Minha Casa Minha Vida. Localizado na Zona Oeste, o empreendimento tem a assinatura da marca Access, do Grupo Planeta. As obras estão em andamento e as vendastêm sido muito bem recebidas pelo mercado sorocabano.
O residencial Parque Vida terá unidades de 43 m² com 1 dormitório e unidades de 52,5 m² com 2 dormitórios – serão 5 torres com 20 pavimentos em cada uma. Outro item atrativo é a distribuição de quatro apartamentos por andar, um número menor se comparado a outros empreendimentos deste segmento, que chegam a ter dez apartamentos por pavimento. Todas as unidades terão vagas na garagem e quase metade destas serão cobertas.
O showroom do empreendimento Parque Vida pode ser visitado na Avenida General Carneiro, 2.445, no Jardim Magnólia.
Sobre a Access
A Access chegou ao mercado imobiliário de Sorocaba em 2023 com a proposta de oferecer empreendimentos de qualidade pelo programa Minha Casa Minha Vida. A marca faz parte do Grupo Planeta, líder de mercado na região no segmento de médio e alto padrão.
O nome Access surgiu a partir do acrônimo de “A casa é sua”. Além disso, Access é uma palavra do inglês que significa acesso, em português. A ideia é fazer uma referência ao acesso facilitado ao primeiro imóvel.
Sobre a Planeta
Fundada em 1998, a Construtora Planeta atua na cidade de Sorocaba (SP) e conta com 59 empreendimentos entregues dentro do prazo e sempre com alta qualidade. É a construtora mais lembrada pelos sorocabanos segundo a pesquisa Top of Mind, do Instituto Ipeso, e segundo o Instituto de Pesquisa Cruzeiro do Sul (Ipecs), da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA).
Tem entre suas bandeiras: solidez, pioneirismo e inovação e destaca-se por iniciativas voltadas à tecnologia e sustentabilidade. A Planeta é a 35ª maior construtora do país, de acordo com o ranking 2024 da Intec do Brasil (Informações Técnicas da Construção), figurando no ranking pelo quinto ano seguido.
É a construtora responsável pelo prédio mais alto do interior do Brasil, o Ícone Planeta, e pelo primeiro e maior complexo multiuso da região de Sorocaba, o Planeta Square Garden, além do mais luxuoso edifício da cidade, o Dijon.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.