O Licenciamento de carros é um processo obrigatório que deve ser renovado todos os anos para garantir a regularidade do veículo para trafegar em vias públicas. Os motoristas devem ficar atentos, pois não licenciar o veículo no prazo estabelecido é considerado infração gravíssima e, além da multa, pode acarretar perda de sete pontos na carteira e remoção do veículo ao pátio
Confira o Calendário de Licenciamento do Estado de São Paulo correspondente aos veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque:
- Final 1 e 2, mês de julho;
- Final 3 e 4, mês de agosto;
- Final 5 e 6, mês de setembro;
- Final 7 e 8, mês de outubro;
- Final 9, mês de novembro;
- Final 0, mês de dezembro.
Cronograma de Licenciamento para caminhão e trator:
- Final 1 e 2, mês de setembro;
- Final 3, 4 e 5, mês de outubro;
- Final 6, 7 e 8, mês de novembro;
- Final 9 e 0, mês de dezembro.
Confira outras notícias:
Como pagar o licenciamento de carros?
Por meio do site e aplicativo da Zapay, motoristas podem pagar seu IPVA, licenciamento e multas – inclusive os já vencidos – de forma rápida e fácil, com opção de parcelar em até 12 vezes.
“Nosso propósito é facilitar a vida dos proprietários de veículos. Oferecemos uma solução transparente e segura, permitindo que os motoristas regularizem sua situação para circular tranquilamente com seu veículo”, explica Adalberto Da Pieve, CMO da Zapay.
A Zapay é credenciada junto à Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), que autoriza, viabiliza e assegura a sua atuação no parcelamento de débitos veiculares em todo o território nacional.
E se eu atrasar ou não realizar o pagamento do licenciamento?
Se você atrasar o pagamento do licenciamento em São Paulo para 2024, pode enfrentar várias consequências, como:
- Infração gravíssima.
- Se um policial rodoviário verificar seu licenciamento, o carro de imediato é apreendido e levado para um pátio, onde ficará retido até a situação ser regularizada.
- Multa de R$ 293,47.
- 7 pontos na CNH.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.