Laboratório de Pesquisa da UFSCar São Carlos oferece tratamento de dor lombar

Laboratório De Pesquisa Da Ufscar São Carlos Oferece Tratamento De Dor Lombar

O Laboratório de Pesquisa sobre Movimento e Dor (LabMovDor) da UFSCar, sob a coordenação do mestrando Roger Berg Rodrigues Pereira, está recrutando voluntários para participar de um estudo que visa adaptar para o português-brasileiro o “Pain Stages of Change Questionnaire” (PSOCQ) e validar suas propriedades de medição. O projeto, orientado pela Profª Drª Thais Cristina Chaves, tem como foco avaliar a prontidão dos participantes para adotar uma abordagem de autogestão da dor lombar crônica, que persiste por mais de três meses.

O estudo exige a participação em duas sessões, cada uma com duração de cerca de duas horas. Na primeira sessão, os voluntários responderão ao PSOCQ e a outros questionários que exploram a percepção e o impacto da dor lombar em suas atividades diárias.

Uma semana depois, na segunda sessão, alguns dos questionários serão reaplicados, e os participantes receberão uma intervenção educacional alinhada com as diretrizes internacionais para o manejo da dor lombar crônica. A pesquisa visa entender como as crenças e percepções sobre a dor influenciam nas atividades diárias e no tratamento.

O estudo é aberto a homens e mulheres com idade entre 18 e 60 anos que sofrem de dor lombar crônica. Interessados podem entrar em contato pelo telefone (85) 99745-2258 ou pelo e-mail [email protected].

O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar, sob o número CAAE: 73351123.5.0000.5504 e parecer 6.312.931.