O Laboratório de Pesquisa sobre Movimento e Dor (LabMovDor) da UFSCar, sob a coordenação do mestrando Roger Berg Rodrigues Pereira, está recrutando voluntários para participar de um estudo que visa adaptar para o português-brasileiro o “Pain Stages of Change Questionnaire” (PSOCQ) e validar suas propriedades de medição. O projeto, orientado pela Profª Drª Thais Cristina Chaves, tem como foco avaliar a prontidão dos participantes para adotar uma abordagem de autogestão da dor lombar crônica, que persiste por mais de três meses.
O estudo exige a participação em duas sessões, cada uma com duração de cerca de duas horas. Na primeira sessão, os voluntários responderão ao PSOCQ e a outros questionários que exploram a percepção e o impacto da dor lombar em suas atividades diárias.
Uma semana depois, na segunda sessão, alguns dos questionários serão reaplicados, e os participantes receberão uma intervenção educacional alinhada com as diretrizes internacionais para o manejo da dor lombar crônica. A pesquisa visa entender como as crenças e percepções sobre a dor influenciam nas atividades diárias e no tratamento.
O estudo é aberto a homens e mulheres com idade entre 18 e 60 anos que sofrem de dor lombar crônica. Interessados podem entrar em contato pelo telefone (85) 99745-2258 ou pelo e-mail [email protected].
O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar, sob o número CAAE: 73351123.5.0000.5504 e parecer 6.312.931.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.