O Instagram continuará a dar prioridade aos vídeos curtos, popularmente conhecidos como Reels, conforme confirmado pelo chefe da plataforma, Adam Mosseri, na última terça-feira (09). Mosseri destacou que a rede social reconhece que os Reels são uma das melhores maneiras de conectar pessoas aos seus interesses.
Segundo Mosseri, o Instagram tem dois principais objetivos: conectar você com seus amigos e familiares e manter as pessoas engajadas com os temas que mais lhes interessam, geralmente através de vídeos curtos.
“Esses dois objetivos são interligados. Você assiste a um vídeo engraçado de um comediante, ri muito e decide compartilhar com alguém que também achará engraçado”, explicou o executivo.
Para Mosseri, os vídeos longos proporcionam uma experiência diferente, sendo mais imersivos e exigindo maior atenção do usuário, o que reduz o potencial de compartilhamento. “A probabilidade de você compartilhar um vídeo longo com um amigo é menor”, ressaltou.
Por isso, o Instagram não irá focar em vídeos longos. Embora seja possível postar vídeos de até uma hora, a plataforma não pretende dar destaque a esse tipo de conteúdo.
No vídeo, Mosseri não mencionou o investimento em publicações diárias, como fotos do feed ou Stories, mas é provável que esses formatos continuem operando normalmente. No entanto, vídeos longos podem não ter um futuro garantido na rede.
É importante lembrar que houve um período em que o Instagram investiu em vídeos longos através do IGTV, um formato que chegou a ter um aplicativo próprio, mas foi descontinuado em 2022 após várias tentativas de revitalização.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.