Coluna O Informante – Por Igor Juan: Em meio a toda situação em torno do então encarramento do museu da TAM na cidade de São Carlos, centro leste paulista, esse novela toda que foi destacada em inúmeros capítulos, ou melhor dizendo matérias pelo Jornal Correio do Interior, finalmente houve um desfecho.
O museu de fato deixou a cidade de São Carlos mudou-se para cidade dos exageros – Itu, conforme atual direção do museu já havia informado. A situação, entretanto, pegou a todos os são-carlense de surpresa, muitos não acreditavam na então possibilidade da mudança, mas ela aconteceu, já foi e o museu da TAM em Itu já tem até data para inauguração e está promovendo um marketing para atrair turistas.
O museu da TAM em Itu será inaugurado dia 10 de agosto com o nome “Museu Asas de um Sonho”, com a exposição “Santos Dumont – Pioneiros da Aviação”.
Essa situação, entretanto, está gerando questionamentos diversos, trata-se de uma mudança definitiva ou apenas uma exposição? A exposição estará no Centro Cultural Fábrica São Pedro, localizado na Rua Padre Bartolomeu Tadei e contará com a réplica do 14 Bis e do Demoiselle. Roupas, luvas, óculos, relógio e claro, o famoso chapéu Panamá também serão expostos.
Essa mudança/exposição é de iniciativa do empresário Marcos Amaro, filho do comandante Rolim, fundador da TAM.
Agora, o que deixa os moradores tanto de Itu e de São Carlos intrigados é: Será que o museu da TAM em São Carlos se mudará completamente para Itu, ou será somente uma exposição?
Vamos aguardar e ver o discurso do Marcos Amaro, e saber se definitivamente o acervo que está em São Carlos não será mais exposto na Capital da Tecnologia. Mas vale destacar que nos capítulos anteriores aqui destacado pela Coluna O Informante e matérias regulares do Correio do Interior, até mesmo o poder público de São Carlos faz tratativas com diretores do museu para manter todo acervo na cidade, incluindo um plano de ajudar o museu financeiramente, cobrindo custos mensais.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.