O que você acha de aprender a preparar com facilidade, saborosas empanadas argentinas, com essa incrível receita do Canal Nossa Cozinha? Uma ótima opção para o lanche ou até mesmo para o jantar da família, ela traz uma massa sequinha e deliciosa, com um recheio de carne com ovo super gostoso! Faça e receba os elogios!
Confira outras notícias:
Como fazer empanadas argentinas
Para a receita de empanadas argentinas, comece com o preparo da massa, colocando numa panela, a água filtrada e a banha de porco. Coloque no fogo somente até a banha derreter, apagando o fogo e reservando.
Em uma vasilha espaçosa, adicione a farinha e o sal, mexendo para integrar. Junte nessa vasilha a água com a banha que você reservou e mexa, a princípio com uma espátula e então amasse manualmente na vasilha, até formar uma massinha uniforme e que não “cole” mais nas mãos. Finalize a receita seguindo o passo a passo. Sirva e aprecie essa delícia!
Ingredientes da receita de empanadas argentinas
Para a massa
- 1 xícara (chá) de água filtrada;
- 500 g de farinha de trigo sem fermento;
- 1 colher (chá) de sal (8 g);
- 100 g de banha de porco (cerca de 5 colheres de sopa);
- 1 gema de ovo (para pincelar);
Para o recheio
- 3 ovos cozidos e picados;
- 1 cebola picadinha (100 g);
- 2 dentes de alho picadinhos (6 g);
- salsinha picadinha (a gosto);
- 1 colher (chá) de chimichurri;
- 1 tomate maduro picadinho (75 g);
- ¼ de colher (chá) de páprica doce;
- 500 g de carne moída (pedir para moer 2 vezes);
- azeitonas verdes sem caroço fatiadas (a gosto);
- 1 colher (sopa) de banha de porco (20 g);
- sal (a gosto);
- pimenta-do-reino (a gosto);
Obs.: a medida da xícara é de 240ml.
Modo de preparo
Da massa
- Em uma panela, adicione 1 xícara (chá) de água filtrada e 100 g de banha de porco. Leve ao fogo apenas até a banha derreter, depois desligue o fogo e reserve.
- Numa bacia, ponha 500 g de farinha de trigo sem fermento e 1 colher (chá) de sal, misturando para incorporar.
- Acrescente a água com a banha e misture, primeiramente com uma espátula e depois vá amassando com as mãos na própria bacia, até obter uma massa homogênea e que não grude mais nas mãos.
- Transfira essa massa para uma bancada e sove por uns 3 minutos, para que ela fique bem lisinha.
- Faça uma bola com a massa e coloque-a num saco plástico culinário ou outro limpinho, levando à geladeira por 1 hora ou no congelador por 30 minutos.
- Enquanto isso, prepare o recheio.
- Com recheio já pronto e após o tempo de descanso da massa, transfira-a para uma bancada.
- Em seguida, corte a massa ao meio e depois divida-a massa em 16 partes.
- Pegue um desses pedaços, faça uma bolinha e abra com o auxílio de um rolo, deixando-a num formato circular, deixando-a com a espessura de uns 2 milímetros.
- Pré-aqueça seu forno a 250 °C.
- Para cortar a massa, pegue um pires de 14 cm de diâmetro ou cortador com essa medida, disponha sobre o círculo que você abriu e corte com uma faca. Junte as sobras da massa e abra, elas serão suficientes para modelar mais 2 empanadas.
- Adicione o recheio de carne moída no centro, pincele as bordas com um pouco de água e feche como se fosse um pastel, no formato de meia-lua, apertando bem para firmar.
- Para fazer a dobra tradicional da massa, característica desse salgado argentino, pegue a primeira ponta e dobre-a para dentro e por cima, segurando com o polegar. Vá dobrando até finalizar, obtendo uma dobra dupla em toda a beirada dessa meia-lua.
- Disponha a empanada numa assadeira espaçosa, levemente untada com óleo e repita o processo para modelar todas elas, mantendo um espacinho entre elas na assadeira.
- Pincele as empanadas com uma gema de ovo e leve para assar no forno, que já deve estar pré-aquecido a 250 °C, por 25 minutos, ou até dourarem.
- Retire, sirva e delicie-se com sua divina empanada argentina!
Do recheio
- Aqueça uma panela no fogo com 1 colher (sopa) de banha de porco, até derreter.
- Acrescente 1 cebola picadinha e refogue até murchar bem. Em seguida, junte 2 dentes de alho picadinhos e doure levemente.
- Entre com a carne moída e vá refogando-a e apertando a carne nas laterais da panela, até ficar marronzinha e soltinha.
- Em seguida, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, ¼ de colher (chá) de páprica doce e 1 colher (chá) de chimichurri, misturando tudo muito bem.
- Inclua 1 tomate maduro picadinho e continue refogando até ele desmanchar.
- Agregue as azeitonas verdes sem caroço fatiadas a gosto, 3 ovos cozidos e picados e finalize com salsinha picadinha, voltando a misturar tudo muito bem. Esse recheio precisa ficar sequinho, não pode ter líquido.
- Desligue o fogo e deixe reservado.
Você também pode gostar de: