Na sexta-feira (2), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou uma lista com 16 marcas de café torrado consideradas impróprias para o consumo. As análises identificaram matérias estranhas, impurezas ou elementos fora dos limites permitidos.
Conforme a legislação, as empresas responsáveis devem recolher os produtos devido aos riscos à saúde pública, adulteração, fraude ou falsificação.
Marcas de café impróprias para consumo:
- Oba Oba Sorriso
- Exemplar
- Matão
- Belo
- Moreno
- Pureza
- Terra da Saudade
- Góes Tradicional a Vácuo
- Serra do Brasil
- Cambeense
- Dourados
- Do Norte
- Salute
- Ivaiporã
- Terra da Gente
- Dona Filinha
O que os consumidores devem fazer?
O ministério recomenda que os consumidores evitem essas marcas e solicitem a substituição conforme o Código de Defesa do Consumidor. Caso encontrem esses produtos à venda, podem denunciar através do canal oficial Fala.BR, fornecendo detalhes sobre o estabelecimento e o endereço onde o produto foi adquirido.
A fiscalização do café torrado e moído no mercado interno é de responsabilidade do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária.
Essas fiscalizações e análises fazem parte do Programa Nacional de Prevenção e Combate à Fraude e Clandestinidade em Produtos de Origem Vegetal (PNFraude), que visa reduzir fraudes e garantir a regularidade dos estabelecimentos produtores de produtos de origem vegetal.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.