O Antigo museu da TAM em São Carlos, “Museu Asas de um Sonho” reabriu suas portas neste sábado (10) em Itu com a nova exposição “Santos Dumont: Pioneiros da Aviação”. Esse espaço dedicado à história da aviação brasileira, que anteriormente operava em São Carlos e permaneceu fechado por uma década, agora traz ao público objetos originais do pioneiro da aviação nacional.
Entre os destaques da exposição estão réplicas do famoso 14 Bis e do Demoiselle, além de aeronaves históricas como o São Paulo, criado por Dimitri de Lavaud, e o Blériot XI, projetado por Louis Blériot. Os visitantes também poderão ver itens pessoais do “pai da aviação”, incluindo seus óculos, luvas, gorro, livro, negativos fotográficos, relógio e o icônico chapéu Panamá, todos cedidos pela Fundação Santos Dumont.
Segundo os organizadores, a meta é expandir o acervo do museu ao longo dos próximos três anos, adicionando cerca de 100 aeronaves históricas à coleção.
Paulo Roberto Pertusi, diretor-presidente da Fundação Santos Dumont, destaca a importância dessa exposição. “Esta é uma oportunidade única para apresentar ao público, especialmente aos jovens e estudantes, a obra de Santos Dumont e outros pioneiros da aviação. Será uma grande contribuição para o Brasil conhecer melhor não apenas a figura de Santos Dumont, mas também a ciência, tecnologia e inovação que cercam a aviação”, enfatiza.
O Museu Asas de Um Sonho está localizado no Centro Cultural Fábrica São Pedro, na Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9, em Itu. Os ingressos estão disponíveis a partir de R$ 10. Mais informações podem ser obtidas através das redes sociais do museu.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.