O pão de água e sal do Canal Delícias da Cíntia é incrível. Uma massa fácil de preparar sem sovar, sem açúcar, sem ovo e sem leite, essa receitinha vai te deixar apaixonado e vai trazer muita praticidade pro seu dia a dia, podendo servir também para pessoas com restrições alimentares. Venha aprender como fazer esse pãozinho delicioso e super prático!
Confira outras notícias:
Como fazer pão de água e sal
Para o preparo da receita de pão de água e sal vamos utilizar sal, farinha de trigo, azeite, fermento biológico e água. Depois de misturarmos os secos na tigela, vamos adicionar o azeite e, enquanto mexemos a massa, adicionamos a água aos poucos até dar o ponto. Depois que descansar os primeiros 20 minutos, vamos começar o processo das 4 dobras, dobrando a massa ao meio com as mãos umedecidas, cada dobra no sentido oposto da anterior, deixando descansar 20 minutos entre cada processo, repetindo-o 4 ou 5 vezes.
Depois do último descanso, dividimos a massa, boleamos puxando as laterais para o centro e então deixamos descansar na forma, levando para assar nos primeiros 20 minutos a 250 graus com uma forma com um pano e água quente, e os últimos 15 minutos a 200 graus. Agora é só partir pro abraço e aproveitar essa delícia de pão de água e sal!
Ingredientes da receita de pão de água e sal
- 3 xícaras de chá de farinha de trigo
- 1/2 colher de sopa (ou envelope) de fermento biológico seco (5g)
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 e 1/2 xícaras de chá de água gelada
- 1/2 colher de sopa de sal
- água e azeite quanto baste (para manipulação e modelagem)
Modo de preparo
- Em uma bacia, misture a farinha de trigo com o fermento biológico seco.
- Adicione o sal e misture novamente para homogeneizar.
- Acrescente o azeite de oliva, e adicionando a água gelada aos poucos, amasse a massa com as mãos no centro da bacia, puxando a farinha das laterais aos poucos para formar uma massa única e homogênea.
- Conforme a massa for ficando seca e sem conseguir agregar mais farinha, acrescente mais água aos poucos enquanto amassa.
- Quando a massa estiver homogênea e grudando levemente na bacia, junte ela toda no centro da bacia e, com as mãos untadas com azeite, unte a massa espalhando o azeite por toda a superfície. Deixe a massa na bacia, cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar por cerca de 20 minutos.
- Umedeça as mãos com água, solte a massa da tigela e, pegando a massa pelo meio, dobre-a delicadamente ao meio. Umedecendo novamente as mãos, dobre-a no outro sentido e repita essas dobras (as duas) mais uma vez.
- Cubra novamente e deixe descansar por mais 20 minutos.
- Faça novamente as 4 dobras e, cobrindo, deixe descansar por mais 20 minutos.
- Repita pela terceira vez o processo das 4 dobras e deixe mais 20 minutos descansando.
- Passado esse tempo, se a massa estiver bem crescida e com algumas bolhinhas, prossiga para o próximo passo. Caso contrário, repita mais uma vez o processo das 4 dobras e deixe crescer por mais 20 minutos.
- Com as mãos untadas com azeite e também a bancada, acomode a massa nessa bancada e, com uma espátula untada, divida a massa em quantas porções desejar.
- Abra cada porção na palma da mão e comece a puxar as pontas para o centro, formando uma bolinha.
- Coloque os pães modelados em uma forma untada e enfarinhada, com a emenda da bolinha voltada para baixo. Cubra a forma e deixe os pães descansarem por 20 minutos.
- Com uma lâmina afiada, faça alguns cortes na superfície dos pães para os pães não racharem na hora de assar.
- Em uma forma pequena, coloque um pano de prato limpo, dobrado de forma que caiba na forma, e despeje água fervendo até encharcar e cobrir o pano.
- No forno pré-aquecido a 250 graus, coloque a forma com a água e o pano na parte inferior, debaixo da grade, para produzir vapor. Acomode a forma dos pães na grade acima e deixe assar por 20 minutos.
- Depois desses primeiros 20 minutos, retire a forma com o pano e a água, diminua a temperatura para 200 graus e asse os pães por mais 15 minutos. Se tiver dourador, ligue nos 5 minutos finais.
- Seu pão de água e sal está prontinho! Sirva e se delicie!
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.