O trem que levava os moradores de Mairinque e São Roque para praia na década de 90 pode voltar. O trem partia de Mairinque com destino ao litoral paulista, passando por Mongaguá. Em suma, o trem que marcou época pode voltar, para alegria de muitos.
Brevemente falando, essa linha da década de 1990, era operada pela extinta FEPASA e era um grande sucesso, especialmente nos fins de semana, atraindo passageiros que buscavam uma alternativa mais lenta, porém cênica, para chegar às praias. O trem partia de Sorocaba, passava pela imponente Estação de Mairinque e percorria 160 quilômetros pela Serra do Mar, encantando os passageiros com belas paisagens, incluindo a impressionante cascata Véu de Noiva.
O trajeto, que levava pouco mais de 10 horas para ser completado (ida e volta), oferecia uma experiência única de turismo ferroviário. Durante o passeio, os passageiros eram recebidos com atividades recreativas, incluindo apresentações de palhaços e um vagão-restaurante que servia refeições e lanches. A linha, que começou a operar em 1995, tinha grande popularidade, mas foi desativada em 1998, quando a FEPASA foi extinta.
Confira outras notícias:
Retorno do Trem que levava moradores de Mairinque e São Roque para praia na década de 90
Atualmente, há discussões do Governo Federal, em projeto do ex-presidente Jair Bolsonaro e que deve seguir no Governo Lula, sobre a possibilidade de revitalizar esse projeto, o que pode trazer de volta a nostálgica e charmosa viagem de trem entre Mairinque e Mongaguá, atendendo tanto ao turismo quanto à preservação de uma parte importante da história ferroviária de São Paulo. A Estação de Mairinque, um marco histórico de concreto armado tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, também seria uma grande atração nesse possível retorno.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.