Uma frente fria deve alterar o clima no interior de São Paulo entre esta sexta e sábado, trazendo chuva para todas as regiões do estado. Em algumas áreas, a precipitação pode ser intensa, acompanhada de trovoadas e risco de temporais isolados, incluindo a possibilidade de granizo. Além disso, a fuligem das queimadas pode cair junto com a chuva, sendo um fenômeno chamado de chuva preta, que sobretudo deve atingir Sorocaba, São Roque e mais 16 cidades.
Essa frente fria está associada a um ciclone extratropical localizado a Leste da Patagônia. Embora o sistema ainda esteja com pouca atividade, já foi registrada mudança nos ventos para o quadrante Sul em Montevidéu e Buenos Aires, resultando em uma queda de temperatura.
A mais nova frente fria em sua passagem, pode provocar chuvas moderadas a fortes e, em algumas localidades do estado, tempestades isoladas com raios e granizo localizado.
Confira outras notícias:
Chuva preta…
Com a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical, a luminosidade será reduzida, mesmo sem a presença de fumaça. A grande quantidade de fuligem no ar, resultado de diversas queimadas pelo estado e região da RMS – Região Metropolitana de Sorocaba, fará com que os dias fiquem mais escuros em diversas da cidades da região.. Antes das chuvas, o céu pode adquirir um tom alaranjado em algumas localidades. Modelos de aerossóis, como o CAMS europeu, indicam uma alta concentração de fumaça sobre o Rio Grande do Sul, possivelmente uma das maiores de toda a América do Sul nesta quinta-feira.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.