A chegada de um frente fria prevista para esse fim de semana e que deve trazer chuva para São Roque e Sorocaba, bem como demais cidades da RMS – Região Metropolitana de Sorocaba, deve ser bem recebia por muitas pessoas, isso porque a frente fria deve melhorar a qualidade do ar nas duas cidades.
Ao longo da semana, o Jornal Correio do Interior fez levantamentos sobre a qualidade do ar juntamente com serviços de meteorologia, analisando as condições do ar em Sorocaba e São Roque e verificou que ambas as cidades encontraram com a qualidade ruim em meio a onda de calor e clica seco de deserto. As inúmeras queimadas prejudicam ainda mais a qualidade do ar.
De segunda-feira 9 de setembro até a data de hoje – sexta-feira 13, a qualidade do ar tanto em São Roque, bem como Sorocaba ao que consultado apresentou um percentual de 74% ruim, ou seja, o ar atingiu um nível de poluição elevado e não é saudável para grupos de pessoas sensíveis.
Enquanto não chove, algumas pessoas que sentem os efeitos do tempo seco podem adotar algumas praticas em casa que podem facilmente melhorar a qualidade do ar em ambientes de trabalho ou até mesmo de moradia.
Confira outras notícias:
Manter janelas e portas fechadas
Para evitar grandes trocas de ar com o ambiente externo, os pneumologistas recomendam a manutenção da casa fechada pela maior parte do dia possível.
Além disso, caso haja, priorizar a abertura de janelas voltadas para ambientes menos poluídos, como locais arborizados ou quintais.
Usar toalhas e baldes com água
Para aumentar o nível de umidade dos ambientes, outra boa estratégia é pendurar toalhas molhadas pela casa. Além de contribuir para a deposição de parte do material particulado, a evaporação da água da tolha vai tornar o local mais úmido.
É importante que, toda vez que a tolha seque, ela seja substituída ou molhada novamente.
A colocação de grandes bacias com água na casa também produz o mesmo efeito e pode ser uma alternativa.
Usar umidificadores de ar
Também com o objetivo de aumentar o nível de umidade da casa, os umidificadores podem ser um bom aliado. Eles liberam um fino vapor de água no ambiente, por meio da quebra de moléculas de água no reservatório.
Optar pelo ar-condicionado
Ainda na linha dos aparelhos que podem ajudar, o ar-condicionado também entra nessa lista. Além de refrescar o ambiente, o aparelho na maioria das vezes conta com a opção de recirculação interna do ar.
Essa função faz com que o ar circule no ambiente sem trazer ar de fora, que tende a estar mais poluído.
Especialistas apenas alertam que, apesar dessa boa opção e também dos sistemas de filtragem do aparelho, a tendência é que ele retire umidade do ar, o que resseca ainda mais o ambiente e pode ser prejudicial.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.