A chegada de um novo sistema frontal aumenta a instabilidade no estado de São Paulo, e pode provocar fortes pancadas de chuva nesta sexta-feira (11/10), em São Roque, Sorocaba e mais 27 cidades – Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), com previsão de chuvas intensas, descargas elétricas e rajadas ocasionais de vento em várias áreas ao longo do dia. As temperaturas devem começar a cair, chegando até 15 graus de mínima.
O Jornal Correio do Interior analisou dados da previsão do tempo com serviços de meteorologia, como o IPMET.
Confira outras notícias:
Previsão do tempo para sábado (12/10) com pancadas de chuva em São Roque e Sorocaba
O sistema frontal se desloca para o Rio de Janeiro, permitindo a estabilização do clima em São Paulo, com céu parcialmente nublado principalmente nas regiões oeste e centro-oeste, devido à influência de alta pressão pós-frontal. Na faixa leste e no norte/nordeste do estado, ainda há previsão de chuvas isoladas, resultado da proximidade com a frente fria e da circulação de ventos úmidos vindos do oceano. As temperaturas começam a subir gradualmente.
Domingo (13/10) e Segunda-feira (14/10)
A previsão é de tempo estável em todo o estado de São Paulo, com céu claro a parcialmente nublado na faixa leste, sem previsão de chuvas. As temperaturas permanecem amenas no litoral, mas elevadas nas outras regiões do estado.
Medidas e cuidados em meio a pancadas de chuva que podem virar temporais
Juntamente com a orientação da Defesa Civil do Estado de São Paulo, o Jornal Correio do Interior listou medidas a serem adotadas durante temporais com pancadas de chuva. É essencial tomar medidas de segurança para proteger a si mesmo e sua família, já que esses eventos podem trazer raios, ventos fortes, enchentes e até queda de árvores e postes. Aqui estão algumas dicas importantes para se proteger em situações de tempestade:
1. Busque Abrigo em Local Seguro
Se estiver na rua quando o temporal começar, busque abrigo imediatamente. Lugares como casas, prédios e lojas são mais seguros. Evite se abrigar sob árvores ou em estruturas frágeis, como telhados metálicos ou outdoors, pois podem ser atingidos por raios ou sofrer quedas com o vento.
2. Desconecte Aparelhos Eletrônicos
Dentro de casa, desligue e tire da tomada aparelhos eletrônicos para evitar que sejam danificados por picos de energia causados por descargas elétricas. Raios podem atingir redes elétricas e provocar surtos que danificam dispositivos conectados.
3. Fique Longe de Janelas e Portas
Durante um temporal, evite permanecer perto de janelas, portas e estruturas metálicas. Feche bem as janelas para evitar que a chuva ou o vento forte causem danos dentro de casa. Se possível, proteja-se em áreas internas, longe de vidros que podem quebrar com a força dos ventos.
4. Evite Estradas Alagadas
Se estiver dirigindo, procure um local seguro para estacionar até o temporal passar. Nunca tente atravessar áreas alagadas, mesmo que pareçam rasas, pois a força da água pode arrastar veículos. Sempre que possível, evite sair de casa durante temporais, especialmente em áreas conhecidas por inundações.
5. Cuidado com Raios
Se estiver ao ar livre e não encontrar um abrigo adequado, afaste-se de objetos altos, como árvores e postes. Evite contato com água (piscinas, rios, lagos), pois a água conduz eletricidade e aumenta o risco de ser atingido por um raio.
6. Prepare-se com Antecedência
Fique atento às previsões do tempo e avisos meteorológicos. Em dias com previsão de temporais, planeje atividades com antecedência e evite sair de casa. Tenha lanternas, baterias extras e um kit de emergência à mão, caso haja queda de energia.
7. Evite usar Aparelhos Eletrônicos durante o Temporal
Não use aparelhos conectados à rede elétrica, como telefones com fio e computadores durante uma tempestade. Prefira o uso de celulares sem conexão à tomada, já que o uso de dispositivos ligados à rede aumenta o risco em caso de descarga elétrica.
8. Alerta para Deslizamentos e Enchentes
Se você mora em uma área sujeita a deslizamentos de terra ou enchentes, fique atento a sinais de perigo, como trincas no solo ou aumento rápido do nível da água. Tenha um plano de evacuação pronto e siga orientações das autoridades em caso de emergência.
Seguindo essas orientações, você poderá enfrentar os temporais com mais segurança e reduzir os riscos para sua saúde e seus bens. A prevenção e a preparação são as chaves para minimizar os efeitos adversos de tempestades severas.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.