Explosão de estrela deve acontecer até o final de 2024, podendo ser vista no Brasil

Explosão De Estrela

Explosão de estrela deve acontecer até o final de 2024, podendo ser vista no Brasil, marcando assim o ano de 2024 por esse fenômeno astronômico raro. O último evento similar ocorreu em 1946, e desta vez, os cientistas terão a oportunidade de observar o fenômeno utilizando tecnologia moderna. Mesmo estando a 3.000 anos-luz da Terra, o brilho gerado pela explosão será visível a olho nu por alguns dias, enquanto astrônomos poderão acompanhar o evento por anos com telescópios.

Explosão de estrela: Qual o nome específico do astro?

A estrela que entrará em explosão é a T Coronae Borealis (ou T Cor Bor), localizada na constelação de Corona Borealis, a cerca de 3.000 anos-luz da Terra. Ela é classificada como uma anã branca, uma estrela que já consumiu todo o seu combustível nuclear, o que significa que sua luminosidade será breve. No caso de T Cor Bor, suas explosões são recorrentes, pois, após cada uma, ela volta a absorver a energia liberada por uma estrela vizinha, uma gigante vermelha.

“As estrelas estão suficientemente próximas para que, à medida que a gigante vermelha se torna instável devido ao aumento da temperatura e pressão e começa a ejetar as suas camadas exteriores, a anã branca recolhe essa matéria na sua superfície”, explica a Nasa.

Quando a explosão de estrela deve acontecer?

Segundo especialistas em astronomia e astrofísica, não é possível prever exatamente quando a explosão ocorrerá, mas é garantido que ela vai acontecer. Um dos sinais mais recentes foi a diminuição do brilho da estrela, o que indica que a explosão está próxima. No entanto, apesar de ser um evento de grande magnitude, a explosão não terá nenhum impacto sobre a Terra. Astrônomos afirmam que a estrela está “longe o suficiente para não nos afetar.”

Por fim, não há uma data específica de quando a explosão da estrela deve acontecer, mas o certo é que até o termino de 2024, a qualquer momento, mas essa expectativa era observada no mundo inteiro desde abril de 2024, sendo noticiada até mesmo pelo Jornal Português, Diário de Notícias – www.dn.pt