Na manhã desta quinta-feira (17/10), uma equipe do SAMU foi acionada em caráter de urgência na Escola Municipal Emília Borges, em Mairinque, no bairro Vila Granada, após um aluno de 13 anos, ficar desacordado.
Conforme apurado brevemente pelo Jornal Correio do Interior, o estudante, menor de idade, por motivos desconhecidos, recebeu um golpe de mata-leão, uma técnica de estrangulamento usada em artes marciais.
O golpe é de alto risco e pode matar uma pessoa em questão de segundos, se aplicado de maneira bruta. Ao receber o golpe, o aluno, cuja identidade não foi revelada por ser menor de idade, ficou desacordado, preocupando a direção da escola.
Além do SAMU, uma equipe da Polícia Militar também foi acionada. Em suma, o aluno foi levado ao PA – Pronto Atendimento de Mairinque, e seu estado de saúde é estável, sem qualquer risco.
O Jornal Correio do Interior procurou a direção da escola para se posicionar sobre o ocorrido, mas até o fechamento desta matéria – 11h30, o jornal não obteve um contato efetivo, bem como a Secretaria de Educação da cidade também não falou sobre.
Confira outras notícias:
Moradora de Mairinque está há 6 meses presa na França ao topar desafio de levar drogas para Paris
Jovem moradora de conhecido bairro de Mairinque é presa na Índia com U$$ 65 mil em droga no estômago
Novo golpe: Moradores de Mairinque estão perdendo dinheiro com falsa parcela de celular vendido online
Golpe de mata-leão
O “mata-leão” é uma técnica de estrangulamento usada em artes marciais, como jiu-jitsu e MMA. A técnica envolve envolver o pescoço do oponente com o braço, pressionando as laterais do pescoço, onde passam as artérias carótidas. Isso reduz ou interrompe temporariamente o fluxo sanguíneo para o cérebro, levando à perda de consciência se o estrangulamento for mantido por tempo suficiente.
Embora o “mata-leão” seja geralmente utilizado de forma controlada em esportes, ele pode ser extremamente perigoso se aplicado de maneira inadequada ou prolongada. Se o fluxo sanguíneo ou o fornecimento de oxigênio for interrompido por um período prolongado, pode causar sérios danos, como lesões cerebrais permanentes e, em casos extremos, resultar em morte por asfixia ou falta de circulação cerebral. Além disso, se o golpe for mal executado, pode também causar danos à traqueia ou à coluna cervical.
Em resumo, o “mata-leão” pode ser letal quando mantido por muito tempo, pois priva o cérebro de sangue e oxigênio, o que pode levar à morte se não for interrompido.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.