Casa do cidadão vai servir de apoio para moradores de Sorocaba em meio a tempestade

Casa Do Cidadão Vai Servir De Apoio Para Moradores De Sorocaba Em Meio A Tempestade

Para quem mora em Sorocaba, a Prefeitura da cidade vai manter abertas todas as unidades da Casa do Cidadão em diferentes regiões, para servir de apoio aos moradores locais durante a tempestade que deve ocorrer em todo o Estado de São Paulo, incluindo Sorocaba.

Especificamente, a Prefeitura de Sorocaba criou um plano de ação após o alerta da Defesa Civil sobre a previsão de tempestades no Estado, entre sexta-feira (18) e domingo (20).

O plano de ação prevê que todas as unidades das Casas do Cidadão, exceto a localizada no Pátio Cianê, permanecerão abertas 24 horas durante o período de sexta a domingo para receber moradores de áreas de risco de enchentes ou deslizamentos. De acordo com um levantamento preliminar do Jornal Correio do Interior, em parceria com a Defesa Civil, cerca de 12 mil sorocabanos vivem em áreas de risco.

Nessas unidades, será feita a triagem das famílias que, se necessário, serão encaminhadas para hotéis.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) também elaborou um plano de contingência para lidar com alagamentos em pontos críticos da cidade, como o Parque Vitória Régia e o Jardim Maria do Carmo, áreas frequentemente afetadas por inundações.

Endereços das Casas do Cidadão

  • Casa do Cidadão Paço Municipal (Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, andar térreo, Alto da Boa Vista);
  • Casa do Cidadão Ipanema (Avenida Ipanema, 3.439, Vila Helena);
  • Casa do Cidadão Itavuvu (Avenida Itavuvu, 3.415, Parque das Laranjeiras);
  • Casa do Cidadão Éden (Rua Bonifácio de Oliveira Cassú, 80, Éden);
  • Casa do Cidadão Ipiranga (Rua Estado de Israel, 424, Jardim Ipiranga);
  • Casa do Cidadão Brigadeiro Tobias (Avenida Bandeirantes, 4.155, Brigadeiro Tobias);
  • Casa do Cidadão Nogueira Padilha (Avenida Nogueira Padilha, 1.460, Vila Hortência).

A Defesa Civil reforça as orientações para o período de fortes chuvas no interior de SP.

Além disso, a Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal, de Sorocaba, preparou um plano de evacuação do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, caso seja necessário. A prefeitura também informou que animais domésticos poderão ser abrigados no antigo Canil da Guarda Civil Municipal, localizado na Rua Francelino Romão, 100, Vila Rica.

Se necessário, equipes das secretarias de Serviços Públicos e Obras e de Mobilidade atuarão na sinalização das vias para facilitar o tráfego nos principais corredores da cidade.

Em casos de emergência, a orientação da prefeitura é que a população entre em contato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou com a Defesa Civil pelo número 199.