Um homem de 61 anos, que havia sido preso em flagrante sob suspeita de matar seu próprio cachorro a marteladas no Parque Vitória Régia, em Sorocaba, foi liberado pela Justiça. O crime ocorreu na madrugada do último sábado (19).
Conforme explicou o delegado Acácio Leite, o suspeito passou por uma audiência de custódia e teve o direito de responder ao processo em liberdade.
Ao que apurado pelo Jornal Correio do Interior, vizinhos ouviram o homem agredir o animal com um martelo e chamaram a polícia. Ao chegar no local, os policiais encontraram e prenderam o suspeito.
A Polícia Militar informou que o tutor aparentava estar embriagado no momento da prisão. Ele relatou que foi mordido pelo cão, e, enfurecido, revidou com um soco e, em seguida, desferiu um golpe de martelo na cabeça do cachorro. Após a agressão, o homem jogou o corpo do animal em um contêiner de lixo.
Uma testemunha declarou à polícia que já havia presenciado outros episódios de agressões e gritos do tutor contra o cachorro.
O idoso foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento do Éden, onde uma médica constatou que ele apresentava uma lesão no braço direito, mas a ferida não correspondia a uma mordida de cachorro.
A Polícia Científica realizou uma perícia no local, e o martelo usado no crime foi apreendido.
De acordo com a Lei 14.064/2020, praticar maus-tratos contra cães e gatos é crime, com penas que variam de dois a cinco anos de prisão, além de multa e proibição de posse de animais. Se a agressão resultar em morte, a pena pode ser aumentada.
Já a Lei Municipal nº 9551/11 estipula uma multa de R$ 4 mil em casos de maus-tratos que resultem na morte do animal. Por fim, a Prefeitura de Sorocaba, não se manifestou se a multa será aplicada ao home, ou não.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.