A Piracanjuba, em colaboração com a Associação Mães da Sé, lançou a campanha “Desaparecidos”, criada pela agência Ampfy. A ação utiliza Inteligência Artificial, em conjunto com a expertise de um perito criminal, para desenvolver imagens que simulam como pessoas desaparecidas há décadas poderiam estar nos dias atuais.
Segundo o Anuário da Segurança Pública de 2024, foram registrados 80.317 casos de desaparecimentos no Brasil no último ano, um aumento de 3,2% em relação a 2022. Inspirada por uma campanha dos anos 80 nos Estados Unidos, que estampava fotos de desaparecidos em caixas de leite, a Piracanjuba traz uma releitura tecnológica dessa iniciativa.
A campanha conta com ferramentas de IA e o conhecimento técnico do perito Hidreley Diao, especialista em projeção de idade, para atualizar fotos antigas e transformá-las em retratos atuais. Essas imagens são inseridas em situações cotidianas e distribuídas amplamente através da vasta rede de produtos Piracanjuba, ampliando as chances de que alguém reconheça esses rostos e colabore com a localização dos desaparecidos.
Fred Siqueira, CCO da Ampfy, destaca: “A Piracanjuba, com sua ampla presença nacional, usa seu alcance em prol de uma causa essencial: levar esperança e, quem sabe, reunir famílias novamente.”
Produzidas pela Tetra Pak, milhões de embalagens contendo essas imagens serão distribuídas por todo o Brasil. “O apoio da Piracanjuba oferece visibilidade e alcance à nossa causa como nunca antes”, comenta Ivanise Esperidião da Silva, presidente da Associação Mães da Sé.
Confira outras notícias:
Ação nas redes sociais
Para promover a campanha, a Ampfy estruturou uma comunicação estratégica que inclui ações nas redes sociais da Piracanjuba, mídia externa e o apoio de influenciadores.
Lisiane Campos, diretora de Marketing do Grupo Piracanjuba, afirma: “Esta campanha nos enche de esperança. Sabemos que o desaparecimento de um ente querido impacta profundamente. Com essa iniciativa, queremos incentivar a empatia e contribuir para a busca dessas pessoas. ‘Desaparecidos’ é uma campanha contínua, com perspectivas para o próximo ano”, conclui.
Mais informações sobre a campanha podem ser encontradas em www.piracanjuba.com.br/desaparecidos. Além disso, o perfil da Mães da Sé no Instagram publicará fotos e vídeos criados com IA a partir de retratos antigos, com atualizações previstas nas próximas fases da campanha, que seguirá por tempo indeterminado.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.