Entre quinta e sexta-feira, diversas cidades do Estado de São Paulo, devem enfrentar um grande volume de chuva. A Defesa Civil do Estado, informou nesta terça-feira (05/11), que as chuvas que vêm tomando conta do Estado desde o fim de semana devem continuar nos próximos dias. A passagem de uma frente fria é a causa de fortes chuvas que devem acontecer nesta primeira semana de novembro.
Essa frente fria avançará está chegando ao Brasil pelo sul do país e atingirá São Paulo no final da quinta-feira, trazendo instabilidade para todo o estado. Entre a noite de quinta e a sexta-feira, há previsão de pancadas de chuva fortes, especialmente nas cidades da região leste. As rajadas de vento poderão alcançar até 70 km/h. Com a chegada da frente fria, a temperatura cairá, e a máxima prevista para sexta-feira na capital será de 21°C.
No sábado, dia 9, a frente fria se afastará, mas ainda ocorrerão pancadas de chuva isoladas, com volumes menores de chuva. Já no domingo, dia 10, o céu ficará com poucas nuvens, e as chuvas serão isoladas, concentrando-se principalmente nas regiões norte e leste do estado. As temperaturas devem subir mais em relação aos dias anteriores.
Esse cenário de chuvas durante toda a semana aumenta o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra. Além disso, há possibilidade de queda de raios e granizo, principalmente entre quinta e sexta-feira. Para enfrentar esses riscos, o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil (CGE) estará em plantão 24 horas.
O CGE realiza monitoramento constante por meio de radares meteorológicos e satélites, o que permite enviar alertas em tempo real para os usuários cadastrados no sistema de alerta SMS 40199. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem com o CEP da área de interesse para o número 40199. Após o envio, a pessoa começará a receber os alertas referentes àquela região.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.