Cerca de 21 estados do Brasil devem ser afetados por um forte vendaval acompanhado de chuvas intensas. O alerta é do Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia, emitido nesta manhã de terca-feira (12/11).
O vendaval com a forte chuvas foram categorizados como eventos climáticos como de “perigo potencial”.
Ao que consultado pelo Jornal Correio do Interior em meio ao alerta, os estados que devem ser atingidos são os das regiões Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste, mas em suma, o potencial perigo com o mau tempo deve predominar no Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Minas Gerais, Piauí, Pernambuco, Rondônia e Sergipe.
Nestas regiões está previsto chuva de entre 20 e 30 milímetros. Já os ventos devem chegar em até 80 quilômetros por hora. Entretanto, não há risco de falta ou corte de energia, conforme o Inmet, além de, alagamentos.
Já para quem mora na Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí e Tocantins, a previsão é que ocorra chuva entre 30 e 60 mm/h, ventos intensos e risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Parte da região Sul e Centro-Oeste deverá sofrer com vendaval. O alerta de perigo potencial avisa que os ventos devem chegar a até 60 km/h. Apesar disso, há baixo risco de queda de galhos de árvores. Por fim, vale destacar que o alerta é valido até a sexta-feira (15/11).
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.