Quem acredita que no Rio Grande do Sul gaúcho gosta só de churrasco com chimarrão, está enganado, Eles também sabem fazer um ótimo e delicioso arroz-doce gaúcho, que é uma receita de décadas tradicionalmente do interior do Rio Grande do Suk, apresentado para nós do canal Isamara Amâncio,
Confira outras notícias:
Como fazer arroz-doce gaúcho
Para preparar um delicioso arroz-doce gaúcho cremoso, você precisa de água, açúcar, arroz branco, leite em pó, gemas, claras, pau de canela, cravo-da-índia e canela em pó a gosto. Comece colocando o arroz em uma panela, adicione água, cravo-da-índia e pau de canela. Leve ao fogo médio e cozinhe até que o arroz fique bem macio.
Siga as etapas concluídas da receita para dar continuidade ao preparo e garantir um resultado incrível. Depois, é só aproveitar essa delícia e se encantar com o sabor!
Ingredientes da receita de arroz-doce gaúcho
- 5 xícaras(chá) de água para cozinhar o arroz
- 3 xícaras(chá) de água
- 1 xícara(chá) de açúcar
- 1 xícara(chá) de arroz branco
- 2 xícaras(chá) de leite em pó
- 4 gemas
- 4 claras
- 1 pau de canela
- 10 cravos da índia
- Canela em pó a gosto
Modo de preparo
- Em uma panela, adicione o arroz, 5 xícaras de água, os cravos-da-índia e o pau de canela.
- Leve ao fogo médio e cozinhe até que a água evapore e o arroz fique bem macio. Em seguida, acrescente o leite em pó diluído em 3 xícaras de água e mantenha no fogo até levantar fervura.
- Enquanto isso, bata as gemas e o açúcar na batedeira até obter uma mistura cremosa, semelhante a uma gemada e com o volume dobrado.
- Adicione essa mistura à panela com o arroz, mexendo bem, e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos antes de retirar do fogo.
- Bata as claras na batedeira até atingir o ponto de neve. Em seguida, incorpore delicadamente às claras no arroz, misturando até que fiquem bem envolvidas.
- Remova os cravos e o pau de canela, transfira o arroz para uma travessa e finalize polvilhando canela em pó a gosto.
Você também pode gostar de:
André Holmo é chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão