Golpe de suspensão da CNH está atingindo diversos moradores de São Roque

Golpe De Suspensão De Cnh Está Atingindo Diversos Moradores De São Roque

Pelas redes sociais na cidade de São Roque, especificamente em grupos de Facebook e WhatsApp, não se fala em outra coisa a não ser do golpe que está atingindo diversos moradores da cidade

Golpistas encontraram um novo modo de tomar dinheiro das pessoas, aplicando o golpe online de suspensão da CNH – Carteira Nacional de Motorista.

Para se ter uma ideia, empresas especializadas em serviços de documentação veicular, os conhecidos despachantes, também estão sendo atraído ao golpe. Os golpistas atuam de modo online, enviando emails e mensagem diretas por redes sociais em alguns dos casos, ao que apurado pelo Jornal Correio do Interior, se passando por agentes do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo – Detran.

Nas mensagens o golpista comunica que aquela pessoa que recebeu o comunicado está prestes a ter sua CNH suspensa e até mesmo caçada, por problemas diversos. No contexto da mensagem há um link, em que os golpistas orientaram as pessoas a realizar a regularização. Esse link, sendo uma página falsa, que apresenta até mesmo um símbolos oficiais do Governo Brasileiro, como, por exemplo, da plataforma GOV.BR.

No site falso as pessoas são orientadas a colocar seus dados pessoais e CPF. Ao inserir os dados é aí que os golpistas passam a concretizar o golpe, usando os dados de cada uma das pessoas que despercebidas inseriram seus dados sem perceber ser um golpe.

A segunda etapa do golpe é comunicar a pessoa que ela tem pendencias financeiras com o Detran como multas, e CNH vencida, gerando assim uma taxa de pagamento entre R$ 99,33 e R$ 168, com pagamento imediato, via PIX.

Muitas pessoas estão caindo neste golpe. Vale destacar que o Governo Federal não gera comunicados assim desse modo.

Como o motorista é comunicado sobre multas e CNH suspensa ou vencida de modo oficial?

1. Comunicação de Multas

  • Notificação de Autuação :
    Quando uma infração de trânsito é registrada, o proprietário do veículo recebe uma Notificação de Autuação . Esta notificação informa sobre a infração, o local, os dados, o horário e o horário previsto.Meios de envio:
  • Correios: Enviada ao endereço cadastrado no Detran.
  • Aplicativos e plataformas: Alguns estados disponibilizam notificações digitais por aplicativos como Carteira Digital de Trânsito (CDT) .
  • Publicação em Diário Oficial: Caso não seja possível a entrega pelos Correios.Regularização:

2. Comunicação de Suspensão da CNH

  • Notificação de Instauração do Processo de Suspensão:
    O Detran envia uma notificação para o motorista quando este acumula 20 ou mais pontos na CNH (em 12 meses) ou comete infrações que resultam em suspensão direta (ex.: dirigir sob efeito de álcool).Meios de envio:
  • Correios, no endereço registrado no sistema do Detran.
  • Consultas em sistemas online do Detran (alguns estados disponibilizam essa informação nos sites oficiais).Regularização:
  • Apresentar defesa administrativa dentro do prazo estipulado na notificação.
  • Caso a suspensão seja confirmada:
    1. Cumprir o período de suspensão.
    2. Realizar o Curso de Reciclagem para Condutores Infratores em entidade credenciada pelo Detran.
    3. Aguardar a reativação da CNH.

3. Comunicação de CNH Vencida

  • Aviso de Vencimento:
    A validade da CNH está impressa no documento. O Detran pode enviar notificações, mas não é obrigatório. O condutor deve se atentar aos dados de vencimento, especialmente considerando que dirigir com CNH vencida há mais de 30 dias é infração gravíssima.Regularização:
  • Agendar a renovação no site ou app do Detran.
  • Realizar exame médico em clínica credenciada.
  • Efetuar o pagamento das taxas.
  • Buscar o novo documento na unidade do Detran ou optar pelo envio pelos Correios (disponível no estado).