Em Mairinque, no bairro Vila Granada, a situação de abandono de um tereno com mato alto tem se tornado um problema para os moradores ao redor do terreno, isso porque com falta de limpeza e o mato alto, o local se tornou abrigo de insetos diversos e até animais peçonhentos como cobras e arranhas.
Um morador próximo do terreno, localizado na Avenida Preciosa Purificação Ramo, usou a redes sociais para pedir ajuda, e relatar que o terreno faz fundo com a casa dele e que encontra facilmente muitas aranhas no local, bem como cobras. O morador, Gustavo Oliveira, disse que já pediu ajuda até mesmo para prefeitura, mas que nunca teve um retorno sobre.
Em um caso mais preocupante, Gustavo destacou que já aconteceu dele encontrar aranhas da espécie armadeira, no quarto do seu filho e recentemente no sábado (3/11), encontrou uma cobra dentro do berço do seu filho. Um susto para todos os familiares. A cobra em questão é da espécie coral, e que diferente do que muitos imaginam ser uma cobra inofensiva, ela tem veneno e é considerada uma das serpentes mais peçonhentas do Brasil. O veneno da cobra-coral é neurotóxico e afeta o sistema nervoso, podendo causar paralisia respiratória e morte.
- Entre para canal de notícias do Correio do Interior no Instagram, basta acessar esse link.
- Mas, se gosta de ficar informado pelo WhatsApp, entre para nosso canal de notícias no WhatsApp.
Gustavo destacou que o filho não foi picado, mas ficou muito assustado. Gustavo em meio a preocupação com a limpeza do terreno, ressaltou que já procurou a Prefeitura inúmeras vezes para falar sobre a situação do local e buscar pelo dono do terreno e nunca teve uma resposta.
A solução encontrada por ele foi registrar um boletim de ocorrência com a esperança que a polícia possa ao menos localizar o dono do terreno e as medidas cabíveis sejam aplicadas. Vele destacar que em Mairinque exite uma lei municipal que trata sobre limpeza de terrenos, sendo a Lei nº 3.582/2018, que obriga os proprietários de terrenos a manterem os espaços sempre limpos, drenados, roçados e sem materiais que possam representar risco à segurança e saúde da vizinhança.
Um ponto importante da Lei é que o poder público municipal deve aplicar multas a pessoas físicas e jurídicas que não mantém a limpeza de terrenos, jardins, praças, encostas, áreas protegidas por lei e demais áreas de uso comum do município, isso, porém está apenas no papel, como forma de lei, pois não pratica não ocorre fiscalização alguma e não é difícil encontrar terrenos abandonados na cidade e na maioria das vezes com alto risco aos moradores.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.