Em São Carlos, a entrega dos carnes de IPTU já foram iniciadas pelo Correios, bem como a segunda via já está disponível no site da Prefeitura, para quem quiser pegar pela internet.
O vencimento das parcelas, no entanto, começa apenas em fevereiro, tanto para o pagamento à vista quanto para a primeira parcela.
Como retirar a 2ª via do carnê
Para acessar a segunda via do carnê, basta acessar o site da Prefeitura no endereço www.saocarlos.sp.gov.br, clicar em SIM Online e selecionar a opção 2ª via do IPTU e outros débitos. Ao abrir o campo, insira o número da inscrição imobiliária (disponível no carnê do ano anterior) ou o CPF. Em seguida, clique na opção para emitir a segunda via.
Vencimentos e formas de pagamento
As parcelas começam a vencer no dia 12 de fevereiro e podem ser pagas de diferentes formas:
- Pelo carnê físico, enviado via Correios;
- Digitalmente, pelo SIM Online;
- Via PIX, utilizando o QR Code impresso no carnê.
O QR Code permite a leitura pelo celular e possibilita o pagamento online, tanto da cota única quanto das parcelas.
Correção e descontos no IPTU 2025
Neste ano, foi aplicada apenas a correção com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 4,76%, sem aumento real no imposto.
O carnê já contempla:
- 10% de desconto para contribuintes adimplentes com área construída e sem débitos com a Prefeitura;
- 10% de desconto adicional para quem optar pelo pagamento à vista;
- Beneficiários do IPTU Verde podem receber até mais 4% de desconto, totalizando até 24% de abatimento.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.