Na manhã de quarta-feira (16/01), o novo prefeito de Mairinque, Eduardo Thomaz, realizou uma coletiva de imprensa em que comunicou que terá grandes desafios em seu governo e apresentou um panorama da situação orçamentária de Mairinque. Eduardo destacou que estudos realizados por sua equipe de governo apontam que a as dívidas públicas do município ultrapassam R$ 100 milhões, somando débitos de exercícios anteriores, precatórios, INSS, FGTS, restos a pagar processados e não processados, além de outros compromissos financeiros.
A dívida ativa, embora não faça parte diretamente desse montante, também compromete a capacidade de investimento público.
“Para se ter uma ideia, só com a empresa Jundiá, responsável pelo transporte público, a Prefeitura deve mais de R$ 7,5 milhões. Com o caixa do jeito que está, fica difícil honrar contratos desse porte. Precisamos cortar gastos e reorganizar contratos para atender às demandas da população”, explicou Thomaz.
O prefeito afirmou que medidas duras e emergenciais serão adotadas para reequilibrar as finanças, mas destacou sua confiança no trabalho da equipe técnica e no apoio da população. “O remédio é amargo, mas sou otimista. Juntos, vamos superar esse momento difícil e virar essa triste página da história administrativa de Mairinque.”
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.