Uma nuvem gigante em formato de tornado surgiu em Sorocaba na tarde desta sexta-feira (17/01), e assustou os moradores da cidade. A nuvem pode ser vista até mesmo de outras cidades, como Votorantim, Salto de Pirapora, Alumínio e Itapetininga e que viu a nuvem passou a dizer que era a nuvem ‘apocalítica’, do fim do mundo.
Moradores de municípios como Alambari, Araçoiaba da Serra, Capela do Alto, Salto de Pirapora, Sarapuí, Piedade e Tatuí também puderam ver a nuvem assustadora.
Segundo o astrônomo Rodrigo Raffa, o fenômeno é comumente associado a ventos fortes que antecedem tempestades.
“A nuvem, conhecida como stratocumulus ou cumulonimbus arcus, popularmente chamada de shelf cloud, é densa e irregular. A formação em camadas ou arcos, visível nas imagens, ocorre devido ao movimento de ar quente e úmido sendo empurrado para cima enquanto o ar mais frio desce”, explica o especialista.
Confira outras notícias:
Nuvem gigante ”apocalítica” em Sorocaba
De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, a nuvem gigante é um fenômeno conhecido como “supercélula”. A rotação dos ventos no interior da nuvem cria o formato característico, semelhante ao de um “tornado”.
“As supercélulas podem gerar ventos intensos, granizo, além de chuvas fortes e/ou persistentes. Esse tipo de sistema geralmente dura algumas horas”, informou o órgão.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.