O ex-prefeito de São Carlos e ex-deputado federal Newton Lima (PT) anunciou sua pré-candidatura a deputado estadual nas eleições de 2026. Em entrevista a uma emissora de rádio na manhã desta terça-feira (21), Newton reafirmou seu compromisso político e destacou sua atuação futura no cenário estadual.
No pleito de 6 de outubro do ano passado, Newton obteve quase 51 mil votos, mas foi derrotado pelo atual prefeito de São Carlos, Netto Donato (PP). Apesar da derrota, o petista demonstrou apoio ao governo municipal e disse torcer para que Netto realize uma gestão bem-sucedida. Além disso, afirmou que, junto às lideranças da Frente Ampla que apoiaram sua candidatura, pretende organizar propostas para a cidade e acompanhar o desempenho da atual administração.
Dobradinhas políticas
Durante a entrevista, Newton Lima revelou que planeja realizar dobradinhas com nomes de peso do Partido dos Trabalhadores e aliados, como o ex-prefeito de Araraquara e deputado federal Edinho Silva, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Representação de esquerda
Newton também celebrou a eleição de cinco vereadores alinhados à esquerda em São Carlos, evidenciando a força política progressista na cidade. Entre os eleitos estão Djalma Nery (PSOL), Fernanda Castellano (PSOL), Raquel Auxiliadora (PT), Lineu Navarro (PT) e Larissa Camargo (PCdoB).
A candidatura de Newton Lima reforça o protagonismo do PT no interior paulista e promete movimentar o cenário político nas próximas eleições estaduais.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.